Os organizadores do Rali Dakar anunciaram essa semana que a próxima edição, a ser realizada em janeiro de 2025, não terá mais a categoria de quadriciclos, depois de mais de 30 anos de participação.
Os quadriciclos se tornaram populares quando o evento foi realizado na América do Sul, mas nos últimos anos, na Arábia Saudita, o número de participantes diminuiu rapidamente. Em 2024, apenas 10 concorrentes alinharam, agravado por uma taxa de inscrição surpreendentemente alta.
“Não haverá quadrace em Dakar 2025. Queremos agradecer a todos os participantes e parabenizar quem fez parte desta aventura. O Dakar agora se concentrará na categoria de motos. Vamos trabalhar duro para refinar o procedimento de seleção e aumentar a segurança dos pilotos“, disseram.
O lugar dos quadriciclos foi tomado cada vez mais nos últimos anos pelos side-by-side, pequenos veículos semelhantes a um buggy que são vendidos por marcas como Polaris, CanAm e Yamaha. No entanto, esses AVTs não se enquadram nas regras da FIM e sim da FIA.
Em outras palavras, quadriciclos são considerados motos e side-by-sides, carros. Os subsídios são relativamente mais seguros e fáceis de controlar, de modo que alguns participantes do Conselho de Recursos Financeiros preferiu pela saída dos quadriciclos.
É uma pena, pois essa foi a categoria onde o Brasil esteve mais perto de ser campeão no Dakar pela primeira vez nos últimos anos, com o piloto Marcelo Medeiros. O maranhense, pentacampeão do Rali dos Sertões, venceu três estágios e tem como melhor resultado uma quarta posição geral em 2018.