Os organizadores do Rali Dakar divulgaram na última sexta-feira (29) a rota que será utilizada na 47ª edição do evento, pela sexta vez consecutiva, na Arábia Saudita.
Desde que passou a correr na Arábia Saudita em 2020, os organizadores têm se esforçado para criar rotas diferentes todos os anos. Em 2025, o prólogo acontece na cidade de Bisha, no sudoeste do país e o desfecho em Shubaytah no sudeste. Antes disso, eles percorrerão mais de 7.700 km.
Pela primeira vez, diferentes percursos para motocicletas (homologadas pela FIM) e automóveis e caminhões (homologados pela FIA) serão realizados em cinco etapas. Isso equivale a 45% de todos os trechos cronometrados. As etapas especiais somam 5.100 quilômetros.
O prólogo, de 79 quilômetros, acontece no dia 3 de janeiro e consiste de uma etapa especial de 29 km. A primeira etapa, de fato, só acontece no dia seguinte, com um percurso de 500 km (412 km cronometrados que começa e termina em Bisha.
O segundo estágio faz com que as motos percorram um percurso diferente e é a chamada “48H Chrono”. Isso significa que o percurso se estende por 2 dias. Na etapa de 997 km (especial de 951 km), os pilotos irão pernoitar num acampamento básico.
O terceiro estágio será realizada de Bisha a Al Henakiyah percorrendo 846 km de deslocamento (496 km de especiais). Esta etapa tem um início tortuoso, mas depois você pode dirigir praticamente a todo vapor pelas planícies em direção ao norte.
A quarta etapa é bem mais curta (415 km cronometrados) e passa pelos vales entre Al Henakiyah e Al-‘Ula e termina no acampamento. Aqui os pilotos podem mexer nos motores por no máximo uma hora e meia. No último dia antes do intervalo eles se dirigem para Hail através de uma etapa maratona.
Após a Etapa 5, o Dakar tem um dia de descanso no dia 10 de janeiro. No dia seguinte, a etapa 6, entre Hail e Al Duwadimi vai desde trechos rápidos até às dunas e muitas superfícies arenosas. A etapa 7 é um passeio de 724 quilômetros (460 km especiais) por Al Duwadimi.
A 8ª etapa vê o Dakar continuar de Al Duwadimi a Riad por terrenos rochosos. Também nesta fase as motos percorrem um percurso diferente dos carros. A etapa 9 segue para Haradh em um terreno plano e rápido, onde é possível percorrer quase todo o percurso a todo vapor.
Nos últimos três dias, as ações se concentram nas proximidades de Shubaytah. A especial no estágio 10 acontece nas dunas. Também aqui as motos seguem um caminho diferente. No 11, caminhões, carros e motocicletas percorrem rotas diferentes. Elas rodarão 540 quilômetros (especiais 314 km).
O último dia, 17 de janeiro, tem 205 quilômetros (134 km especiais) com o destaque para a largada diferenciada: ao invés de partirem um após o outro na hora certa, neste dia todos largam ao mesmo tempo. A chegada do Dakar 2025 será no acampamento de Shubaytah.