Os organizadores do Rali Dakar divulgaram recentemente a rota da 45º edição prevista para janeiro de 2023. Cerca de 70% do percurso será novo e uma série de novas regras serão adotadas.
Como nos velhos tempos, o Dakar começará com um prólogo em 31 de dezembro de 2022 e se estenderá até 15 de janeiro de 2023. Ao contrário dos últimos anos, a largada e a chegada acontecem em pontos diferentes, “Sea Camp”, na costa do Mar Vermelho, indo para o leste até Damã, no litoral do Golfo Pérsico.
Trata-se de uma rota com mais de 5.000 quilômetros de especiais de costa a costa, sem estágios especiais que levam de volta ao mesmo ponto, como aconteceram nos últimos anos. Isso significa que uma média de 450 quilômetros deve ser percorrida todos os dias.
Agora haverá dois roadbooks (apenas digitais) para cada dia: uma versão A e uma versão B, que são distribuídos diariamente por sorteio. Isso deve tornar menos fácil seguir os rastros um do outro, embora também pareça ser uma boa parte de discussão se no final do dia as diferenças entre os dois grupos forem muito grandes.
Por outro lado, os organizadores também pensaram em como deixar a disputa mais justa: também haverá uma compensação de tempo para quem sair primeiro, que sempre tem dificuldade extra, pois o competidor faz o trabalho de limpar a estrada para os que vem atrás, além de servir de ponto de referência.
Segundo os organizadores, as mudanças anunciadas para 2023 são, em parte, uma resposta a uma ampla demanda de participantes e fãs por “um Dakar mais longo e difícil, com mais quilômetros e mais dunas”, disse o diretor da prova, David Castera. O vencedor desse ano foi Sam Sunderland, da GasGas.