O Rali Dakar 2023 promete ser um dos mais difíceis de todos, não apenas por causa da rota, mas também pelas novas regras feitas para acirrar ainda mais a disputa entre os competidores.
A novidade mais importante vem dividindo opiniões: rotas divididas, ou “espelhadas” para que os corredores percorram caminhos diferentes que podem variar em, no máximo, 25 km. Os roadbooks (mapas de navegação) serão distribuídos de forma aleatória, pouco antes do estágio começar.
A inovação visa evitar que os pilotos sigam os trilhos uns dos outros ou andem juntos como uma equipe. Mas nem todo mundo gostou, como Mattias Walkner, da KTM, que achou as regras “opacas e propensas a erros” e pouco justas, segundo o campeão de 2018.
“Com diferentes roadbooks é absolutamente impossível encontrar dois percursos exatamente iguais. Basta olhar para o esqui slalom, onde até a distância entre os portões é medida exatamente a mesma, mas também aqui uma corrida é sempre mais rápida que a outra“, pondera o austríaco.
Outra novidade são intervalos mais curtos entre as largadas dos pilotos (de três para dois minutos) e um tempo de bônus para os vencedores das etapas. A ideia é agilizar o início do dia e bonificar o vencedor, já que no dia seguinte ele costuma abrir o caminho na estrada perdendo tempo.
Por isso os mais experientes até abrem mão da vitória em algumas ocasiões, para poder ir mais rápido no dia seguinte. A ASO quer mudar isso, dando aos vencedores um bônus de tempo na forma de 1,5 segundos por quilômetro na etapa seguinte, até a primeira parada para reabastecimento.
O segundo colocado também recebe um ‘crédito de tempo’ de um segundo por quilômetro e o terceiro meio segundo por quilômetro percorrido. Se o vencedor do dia anterior abrir a pista assim e ficar na frente até a primeira parada para abastecer, pode acumular um crédito de até cinco minutos.
Mas se o vencedor se for ultrapassado antes da primeira parada, o novo líder ganha 1,5 segundos e o segundo segundo 1s desde o momento da liderança até à paragem para reabastecimento… sem dúvida complicado. Vamos ver como será na prática a partir de 31 de dezembro. Confira a rota aqui.