Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

Informação de qualidade em duas rodas.

  • Notícias
    • Recall
    • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • Off Road

Dakar 2023: novas regras prometem deixar rali mais difícil e disputado

Lucas Carioli 26 de dezembro de 2022




O Rali Dakar 2023 promete ser um dos mais difíceis de todos, não apenas por causa da rota, mas também pelas novas regras feitas para acirrar ainda mais a disputa entre os competidores.

A novidade mais importante vem dividindo opiniões: rotas divididas, ou “espelhadas” para que os corredores percorram caminhos diferentes que podem variar em, no máximo, 25 km. Os roadbooks (mapas de navegação) serão distribuídos de forma aleatória, pouco antes do estágio começar.

A inovação visa evitar que os pilotos sigam os trilhos uns dos outros ou andem juntos como uma equipe. Mas nem todo mundo gostou, como Mattias Walkner, da KTM, que achou as regras “opacas e propensas a erros” e pouco justas, segundo o campeão de 2018.

“Com diferentes roadbooks é absolutamente impossível encontrar dois percursos exatamente iguais. Basta olhar para o esqui slalom, onde até a distância entre os portões é medida exatamente a mesma, mas também aqui uma corrida é sempre mais rápida que a outra“, pondera o austríaco.

Outra novidade são intervalos mais curtos entre as largadas dos pilotos (de três para dois minutos) e um tempo de bônus para os vencedores das etapas. A ideia é agilizar o início do dia e bonificar o vencedor, já que no dia seguinte ele costuma abrir o caminho na estrada perdendo tempo.

Por isso os mais experientes até abrem mão da vitória em algumas ocasiões, para poder ir mais rápido no dia seguinte. A ASO quer mudar isso, dando aos vencedores um bônus de tempo na forma de 1,5 segundos por quilômetro na etapa seguinte, até a primeira parada para reabastecimento.

O segundo colocado também recebe um ‘crédito de tempo’ de um segundo por quilômetro e o terceiro meio segundo por quilômetro percorrido. Se o vencedor do dia anterior abrir a pista assim e ficar na frente até a primeira parada para abastecer, pode acumular um crédito de até cinco minutos.

Mas se o vencedor se for ultrapassado antes da primeira parada, o novo líder ganha 1,5 segundos e o segundo segundo 1s desde o momento da liderança até à paragem para reabastecimento… sem dúvida complicado. Vamos ver como será na prática a partir de 31 de dezembro. Confira a rota aqui.



Tags: Dakar 2023 Off-Road Rali Dakar 2023

Continue Reading

Previous: Dakar 2023: Hero apresenta equipe oficial com quatro pilotos
Next: Como os pilotos do Dakar se orientam no meio do deserto?

Leia também

Daniel Sanders é o vencedor do Dakar 2025
  • Off Road

Daniel Sanders é o vencedor do Dakar 2025

17 de janeiro de 2025
Ducati vai correr no AMA Supercross esse ano
  • Off Road

Ducati vai correr no AMA Supercross esse ano

14 de janeiro de 2025
Dakar 2025: sem Husqvarna e GasGas esse ano
  • Off Road

Dakar 2025: sem Husqvarna e GasGas esse ano

21 de dezembro de 2024

Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.