A equipe Husqvarna está pronta para enfrentar o Rali Dakar 2022, que começa amanhã (1º) na Arábia Saudita. Sem Pablo Quintanilla, que foi para a Honda, a marca sueca terá apenas dois pilotos oficiais.
Conhecido por sua velocidade e regularidade, Quintanilla corria pela Husqvarna desde 2016, mesmo ano em que atingiu seu melhor resultado até hoje, uma segunda posição atrás do vencedor Toby Price. O chileno, no entanto, foi o escolhido da Honda para substituir o atual campeão, Kevin Benavides.
O que a Husqvarna fez? Colocou o irmão de Kevin, Luciano Benavides no lugar de Quintanilla. Tudo permanece em casa, no entanto, já que o argentino já corria pela KTM nos últimos anos e as duas marcas fazem parte do mesmo grupo, assim como a GasGas.
“Olhando para o próximo Dakar, estou feliz com o meu estado mental e físico e com a minha velocidade“, disse Benavides que se recupera de uma lesão. “A moto e a equipe estão trabalhando muito bem neste momento, por isso acredito que temos um excelente pacote para o Dakar e vamos poder lutar por bons resultados. Com certeza vai ser difícil como sempre, mas este será o meu quinto Dakar e acho que estou mais bem preparado do que nunca.”
Para acompanhar Benavides, a Husqvarna contratou uma novidade: Skyler Howes, norte-americano de 31 anos que foi a surpresa de 2021, quando assumiu a liderança geral na primeira semana e terminou a prova no quinto lugar com uma KTM particular. Essa será sua quarta participação, a primeira em uma equipe de fábrica.
“O ano foi muito bem para mim – tem sido minha primeira temporada como piloto de fábrica e que fez uma grande diferença“, disse Howes. “Indo para o Dakar em janeiro, eu definitivamente sou mais preparado do que já fui, mas ao mesmo tempo meus objetivos permanecem os mesmos – dar o meu máximo, correr com segurança, mas tentar sair do outro lado com o melhor resultado possível.“
A Husqvarna corre com uma moto prima da KTM, a FR 450 Rally, mas que é desenvolvida independentemente. O Dakar 2022 começa amanhã (1º) com a apresentação dos pilotos no prólogo em Ha’il. Após 14 dias (um de descanso) que totalizam mais de 8.000 km, a chegada acontece em Jeddah, no dia 14 de janeiro.