A velocidade de Danilo Petrucci está espantando a todos no Rali Dakar. Nessa quinta-feira (6), o italiano venceu seu primeiro estágio no evento, depois da punição à Toby Price.
Na zona cronometrada de 346 km ao redor de Riad, capital da Arábia Saudita, Petrucci chegou ao posto de controle em 3 horas 23 minutos e 46 segundos, apenas 4min4s atrás do mais rápido, o campeão de 2016 e 2019, Toby Price. O australiano, no entanto, recebeu uma penalização por exceder o limite de velocidade em uma zona demarcada.
O quinto estágio foi marcado por uma disputa acirrada. Apenas dois segundos de Petrucci veio outra surpresa, o africano Ross Branch, da Yamaha, seguido de Ignacio Cornejo Florimo (Honda) a três segundos. Todos são pilotos secundários em suas respectivas equipes.
De acordo com Heinz Kinigardner, bicampeão mundial de motocross e atualmente consultor da KTM, o que Petrucci está fazendo é realmente impressionante. “Ele pilotou de forma incrível na quarta etapa, está fazendo os ases do Dakar parecerem até meio ridículos“, entusiasmou-se.
Infelizmente, a conquista de Petrucci não vai contabilizar nos registros históricos, já que abandonou a disputa no segundo estágio e está competindo por fora como WildCard. Uma nova classificação geral das motos deve ser emitida depois que a etapa foi interrompida devido à falta de aeronaves médicas.