E o Carlos Checa? O espanhol, ex-piloto de MotoGP e WorldSBK também está participando do Dakar 2022, só que na categoria dos carros. Ele e o navegador Ferran Marco tomaram um belo capote no terceiro estágio.
Assim como Danilo Petrucci, Checa começou muito bem o seu primeiro Dakar. Na segunda-feira (3) eles estavam na 30º posição, a 38 minutos e 34 segundos do Audi elétrico de Carlos Sainz e Lucas Cruz. Seu objetivo era continuar melhorando, mas foi pego de surpresa pelas dunas traiçoeiras da Arábia Saudita.
Antes de chegar ao quilômetro 127, o catalão perdeu o controle de seu Optimus Rallye, que acabou tombado na areia. Felizmente, Checa e Marco não sofreram nenhum arranhão e até fizeram selfie após o acidente. Mas o buggy da equipe MD Rallye Sport precisou ser rebocado para reparos profundos no acampamento.
Tendo solicitado ajuda, Checa automaticamente fica fora da categoria em que participava, embora os seus resultados apareçam no final de cada etapa. Mas esse ano, a organização adicionou a categoria “Dakar Experience”, que permite o retorno daqueles pilotos que tiveram que se retirar devido a uma falha mecânica, acidente ou problema médico.