A Honda Racing Corporation (HRC) apresentou, essa semana, a sua equipe oficial para competir no Rali Dakar 2021. Liderados pelo campeão Ricky Brabec, eles esperam manter o título conquistado em 2020 depois de 31 anos.
A fabricante será liderada por quatro pilotos: o norte-americano Brabec (#1), o chileno José Ignacio Cornejo (#4), o argetino Kevin Benavides (#47), vice-campeão em 2018, e o espanhol Joan Barreda (#88), que detém maior número de vitórias em estágios: 24.
A CRF450 Rally também está visualmente renovada com a chegada de três novos patrocinadores: a marca Uniracing, que fornece todos os gráficos; a Diverse Extreme que se encarregará do traje dos integrantes e a Madform, cujos cremes e géis serão utilizados na preparação física dos pilotos.
“Teremos o número 1 na nossa moto e estamos muito orgulhosos disso, porque significa que fizemos um excelente trabalho na edição passada“, disse o ex-piloto Ruben Faria, agora gerente da equipe. “Temos quatro pilotos com muita experiência e não tivemos que mudar quase nada na equipe, o que é muito forte e positivo, porque todos nos conhecemos e facilita a convivencia. A pandemia atrapalhou os planos de todo o ano, mas esperamos chegar em ótima forma e sem contratempos.”
Antes de 2020, a última vitória da Honda havia sido em 1989 com Gilles Lalay em uma NXR800V África Twin. Depois, seguiu-se um domínio da Cagiva, Yamaha (com Stéphane Peterhansel) e BMW, antes da KTM vencer ininterruptamente entre 2001 e 2019. O Dakar 2021 começa em 2 de janeiro.