A ASO, entidade que promove e regulamenta o Rali Dakar, divulgou hoje (11) mais detalhes sobre a 43º edição que deve acontecer entre 3 a 15 de janeiro, novamente na Arábia Saudita. Os pilotos de moto usarão coletes airbag e algumas zonas terão limites de velocidade.
Assim como em 2020, o Dakar 2021 começará e terminará na cidade de Jidá. Entretanto, os trechos cronometrados são 100% inéditos. O prólogo será realizado às margens do Mar Vermelho. Haverá uma etapa de maratona, a rota será entregue apenas 10 minutos antes do início da especial e o dia de descanso será em Ha’il, em 9 de janeiro.
Há novidades específicas para a categoria motocicletas. O número máximo de pneus traseiros a serem utilizados foi limitado a apenas seis, o que exigirá um melhor gerenciamento do material disponível evitando destruí-los antes do tempo.
Os pilotos deverão obrigatoriamente utilizar coletes airbag, como já acontece na MotoGP para diminuir a gravidade dos ferimentos em caso de colisão repentina. Trata-se de uma medida para evitar novas mortes como a do português Paulo Gonçalves na edição desse ano.
Para obrigar os pilotos a cuidarem mais da parte mecânica, haverá penalidades de tempo para a troca do segundo pistão. Até agora, apenas a troca completa do motor era penalizada com tempo, mas no Dakar 2021 isso acontecerá mesmo se apenas essa peça for substituída e o propulsor permanecer o mesmo.
Também serão proibidos os reparos nas motocicletas durante os reabastecimentos. Além de adicionar gasolina, só será permitido alterar o “sinal” do roadbook. Se o reparo for inevitável, será feito na seção cronometrada com o relógio em execução.
Outras medidas para reduzir a velocidade também foram adotadas em todas as classes. Alertas sonoros agora complementam as informações que aparecem marcadas no roadbook como “zonas de perigo”. As “zonas lentas” aparecerão em algumas seções particularmente delicadas e arriscadas, nas quais a velocidade máxima será limitada a 90 km/h, com multas se excedida.
Dakar Classic
Uma das novidades mais interessantes é a categoria “Dakar Classic”, corrida de regularidade para modelos anteriores ao ano 2000 que participaram do Dakar. A categoria terá a participação de carros e caminhões que forjaram a fama do evento, mas lamentavelmente não inclui motocicletas.