Pelo segundo ano consecutivo, o Rali Dakar vai ser realizado na Arábia Saudita, país que proporciona imagens e dificuldades muito semelhantes àquelas vividas na África.
Contrariando as primeiras edições idealizadas por Thierry Sabine, quando a largada se dava exatamente na virada do ano, as atividades atualmente começam no dia 2 de janeiro com a realização do “prólogo”, o dia de apresentação dos competidores.
PRÓLOGO
Sábado, 2 de janeiro de 2021
Jeddah> Jeddah
Total: 129 km – Especial: 11 km
Este aperitivo dá ao público a chance de conhecer os competidores e os mesmos a entrarem na mentalidade competitiva da disputa. São cerca de 30 quilômetros ao redor do Estádio King Abdullah, mas com um punhado de areia onde a classificação estabelecerá uma ordem de largada para o primeiro estágio.
ESTÁGIO 1
Domingo, 3 de janeiro de 2021
Jeddah> Bisha
Total: 623 km | Especial: 277 km
O estágio de abertura será realizado inteiramente em estradas. O principal desafio consiste em ligar um vale após o outro, evitando os perigos de navegação impostos pelas numerosas interseções. Os competidores terão que estar atentos nas seções pedregosas se quiserem evitar pneus furados.
ESTÁGIO 2
Segunda-feira, 4 de janeiro de 2021
Bisha> Wadi Ad-Dawasir
Total: 685 km | Especial: 457 km
No segundo estágio aparecem as primeiras dunas em um trecho de cerca de 30 quilômetros no primeiro terço da etapa. O amarelo domina o cenário, mas dunas brancas fornecem um toque de contraste. Uma longa seção fora da estrada, a resposta do deserto ao “espaço aberto”, vem logo antes da sequência final de trilhas de areia.
ESTÁGIO 3
Terça-feira, 5 de janeiro de 2021
Wadi Ad-Dawasir> Wadi Ad-Dawasir
Total: 629 km | Especial: 403 km
No terceiro estágio os competidores se direcionam totalmente para o deserto puro e não adulterado. Eles receberão uma grande porção de dunas, embora espalhadas por toda a parte e em pequenas cadeias. O especial intercala seções técnicas com longas retas.
ESTÁGIO 4
Quarta-feira, 6 de janeiro de 2021
Wadi Ad-Dawasir> Riade
Total: 813 km | Especial: 337 km
Em termos de percurso total, esse é o estágio mais longo do Dakar, mas a parte esportiva dificilmente levará os competidores ao limite. Ao contrário, o foco será se divertir, embora as trilhas sinuosas não deem descanso aos competidores. É importante ter em mente que os erros têm um preço alto, mesmo em estágios de transição como este.
ESTÁGIO 5
Quinta-feira, 7 de janeiro de 2021
Riade> Buraidah
Total: 624 km | Especial: 419 km
Paciência é uma virtude em ralis de regularidade, como se verá neste longo e difícil estágio, onde competidores que não conseguirem controlar os nervos terão um dia ruim. Vários elementos irão diminuir a velocidade média, incluindo um setor de dunas difíceis perto do meio da especial e as inúmeras pedras que cobrem algumas estradas.
ESTÁGIO 6
Sexta-feira, 8 de janeiro de 2021
Buraidah> Ha’il
Total: 655 km | Especial: 485 km
A estrada para Ha’il será 100% lisa e arenosa, testando a capacidade dos concorrentes. Os motociclistas enfrentarão seu maior desafio aqui e até os pilotos mais difíceis vão acabar com os braços doloridos. Alguns podem até conhecer o deserto depois de escurecer e têm que se contentar com um dia de descanso muito curto.
DIA DE DESCANSO
Sábado, 9 de janeiro de 2021
Ha’il
Para muitos, o dia de descanso é uma meta intermediária importante. Aconteça o que acontecer, será hora de todos fazerem um balanço da sua estratégia e usarem o tempo com sabedoria para se recuperar de forma equilibrada. Será mais curto para os retardatários, que certamente terão muito trabalho a fazer nos seus veículos.
ESTÁGIO 7 (MARATONA)
Domingo, 10 de janeiro de 2021
Ha’il> Sakaka
Total: 737 km | Especial: 471 km
A etapa maratona começa com uma sequência assustadora de montanhas de areia e 100 km de subidas e descidas quase ininterruptas. A primeira parte termina com uma série de planaltos rochosos e uma mistura de trechos sinuosos e rápidos. Os competidores precisarão ser gentis com seus veículos para impedir que quebrem, pois se acontecer estarão sozinhos, sem a assistência das equipes de apoio.
ESTÁGIO 8 (MARATONA)
Segunda-feira, 11 de janeiro de 2021
Sakaka> Neom
Total: 709 km | Especial: 375 km
A segunda parte da etapa maratona tende a premiar quem foi cauteloso na primeira. O trecho composto de estradas de areia e pedras desta especial são as paisagens mais majestosas do país. Se houver tempo para sacar a câmera, a hora é essa.
ESTÁGIO 9
Terça-feira, 12 de janeiro de 2021
Neom> Neom
Total: 579 km | Especial: 465 km
A especial terá início na orla do Mar Vermelho e começará com um passeio pela orla. No entanto, o percurso leva os competidores a trilhas que às vezes são rápidas, mas frequentemente muito arenosas para forçar ao máximo. A extensão e variedade desta etapa a coloca entre as mais difíceis dessas duas semanas de competição.
ESTÁGIO 10
Quarta-feira, 13 de janeiro de 2021
Neom> AlUla
Total: 583 km | Especial: 342 km.
Áreas montanhosas deslumbrantes compõem a maior parte desse percurso, no entanto, as trilhas de areia fornecerão uma abertura para os participantes experientes em navegação abrirem caminho através dos vales.
ESTÁGIO 11
Quinta-feira, 14 de janeiro de 2021
AlUla> Yanbu
Total: 557 km | Especial: 511 km
O trecho cronometrado mais longo do rali tende a definir o cenário para o confronto decisivo entre os competidores restantes. As dunas estão de volta depois de vários dias para separar os melhores em um oceano de areia que se estende por quase 100 km.
ESTÁGIO 12
Sexta-feira, 15 de janeiro de 2021
Yanbu> Jeddah
Total: 452 km | Especial: 225 km
O último estágio não é necessariamente a mais fácil. Os competidores ainda terão que lidar com a ameaça das cadeias de dunas, onde ficar preso pode facilmente significar a diferença entre a vitória e a derrota. A linha de chegada acontece na costa do Mar Vermelho traz de volta memórias do Lago Retba (em Dakar) para alguns finalistas.
Leia também
Dakar 2021: Honda apresenta equipe para defender o título
Dakar 2021: KTM apresenta sua equipe para destronar Honda
Conheça a equipe Husqvarna para o Rali Dakar 2021
Conheça a equipe oficial Yamaha para o Dakar 2021