Ricardo Martins será o representante da Yamaha Motor do Brasil no Rally Dakar 2017. O catarinense de 36 anos, campeão brasileiro de rali, fará sua estreia nesta que é considerada a competição mais difícil do mundo off-road.
Com uma Yamaha WR 450F, Martins encara o desafio entre os dias 2 e 14 de janeiro, partindo do Paraguai, passando por Bolívia e Argentina, para completar quase 9 mil quilômetros de trajeto nos mais variados tipos de terreno e clima.
“Estou preparado mental e fisicamente para este desafio. É um sonho participar do Dakar. Sei que será difícil, que é a competição mais complicada que eu vou enfrentar na minha carreira, mas pretendo completar os 12 dias de prova. Treinei bastante, sei que o equipamento é bom, e sei que se completar todos os dias, terei um resultado satisfatório no final. Vou trabalhar para isso”, comenta.
O equipamento é uma Yamaha WR 450F, moto genuína para as trilhas de enduro e rally, que recebeu algumas adaptações para o Dakar, como tanques de combustível maiores, proteção de motor maior e painel dianteiro para leitor de planilha de navegação.
“É uma WR igual às 2017 que chegam para o consumidor final, só que, pelas distâncias e por causa dos equipamentos que temos que carregar, ela precisa de adaptações. A principal mudança é o tanque de combustível maior, para 30 litros, o restante é equipamento de navegação e proteção porque passaremos por lugares muito complicados”, explica.
Ao todo, são 168 pilotos inscritos na categoria das motos, sendo que 49 são estreantes assim como Ricardo Martins, que carrega o número #164 em sua WR 450F. Confira aqui o trajeto e os principais participantes entre as motos e quadriciclos.