Toby Price da KTM foi o mais veloz hoje (3), no segundo dia de atividades do Rali Dakar 2017. O australiano completou o trecho cronometrado de 275 quilômetros entre Resistencia (Paraguai) e San Miguel de Tucumán (Argentina) em 2h37min32s, chegando ao destino com quase quatro minutos de vantagem para Paulo Gonçalves da Honda.
Price, que foi campeão em 2016, havia começado o Dakar 2017 de forma discreta, completando o primeiro dia apenas em uma modesta 17º posição. Hoje, no entanto, no primeiro estágio que realmente testou a resistência dos pilotos, o australiano começou a se destacar novamente.
Acompanhado de Ricky Brabec, Price saiu em alta velocidade superando sem dificuldades o vencedor de ontem (2), Juan Pedrero Garcia, que não conseguiu manter o mesmo ritmo. Brabec também acabou precisando diminuir em um estágio marcado por muita poeira e animais próximos da estrada.
Price não foi o único piloto da KTM veloz do dia. Matthias Walkner também saiu em disparada, ultrapassando todos os outros para cruzar a linha de chegada em segundo. A dobradinha, no entanto, não durou muito, porque o austríaco acabou sendo punido pela direção de prova em cinco minutos (!) despencando para 13º.
Isso deixou o português Paulo Gonçalves em segundo, com Xavier De Soultrait (outro a ser punido ontem) em terceiro lugar. Sam Sunderland veio na sequência, em quarto, com Pablo Quintanilla completando os cinco primeiros. Joan Barreda foi mais uma vez discreto finalizando em oitavo, já com 6min25s de atraso para Price. Veja os resultados completos aqui.
Os brasileiros permaneceram na disputa e todos chegaram inteiros a San Miguel de Tucumán, com Ricardo Martins sendo o melhor classificado, em 41º. Gregório Caselani foi o 62º e Richard Fliter o 64º. Na classificação geral, Price já aparece na liderança, com 2min54s para Gonçalves. Graças à sua regularidade, Sunderland é o terceiro com De Soultrait em quarto e Quintanilla em quinto.
Coppeti vence nos quadricliclos enquanto Medeiros cai para 3º
Nos quadriciclos, o dia foi dominado pelo argentino Pablo Copetti e pelo paraguaio Nelson Sanabria Galeano, que dispararam na frente, chegando a San Miguel de Tucumán 5min31s à frente do francês Axel Dutrie, o terceiro colocado da etapa.
Depois de liderar o primeiro dia, Marcelo Medeiros teve um dia mais complicado, onde cruzou a linha de chegada apenas em quinto, logo atrás do chileno Ignacio Casale, campeão de 2014 e grande favorito, que começou a mostrar a que veio no Dakar 2017.
Graças à vantagem conquistada hoje, Copetti e Galeano são os novos líderes da classificação geral, com 4min20s de vantagem para Medeiros, agora o terceiro colocado. Dutrie vem em quarto e Casale em quinto. Confira aqui a classificação geral. Amanhã os pilotos precisarão alcançar a cidade de San Salvador de Jujuy.