A Amaury Sport Organization (AS), entidade que organiza e promove o Rali Dakar divulgou nessa terça-feira (26) a rota da 39º edição que acontecerá em janeiro de 2017. Pela primeira vez na história, o Paraguai vai receber a prova, que terá largada em sua capital, Assunção.
Vizinho dos estados de Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul, o Paraguai foi o escolhido para que o evento volte a contar com a participação de três países, o que não acontece desde 2014, quando o Chile se retirou por questões políticas e ambientais.
Nos últimos anos, o Dakar foi realizado apenas entre a Argentina e a Bolívia, que continuarão recebendo o comboio de carros motos, caminhões e quadriciclos em 2017. Segundo o comunicado, 50% do percurso – que terá mais de 9 mil quilômetros, será inédito.
A estadia na Bolívia, por exemplo, será mais longa, contando com uma etapa nas margens do Lago Titicaca. Haverá também uma passagem por La Paz. Localizada a 3.660 metros de altitude, a cidade mais populosa do país receberá os pilotos em seu dia de descanso.
A Argentina, que recebe o Dakar pelo nono ano consecutivo, terá seu espaço apenas na segunda semana do evento, recebendo os competidores na chegada em Buenos Aires. A competição acontecerá entre os dias 2 e 14 de janeiro.