Joan Barreda venceu hoje (10) a oitava etapa do Rali Dakar 2017, realizada entre Uyuni (Bolívia) e Salta (Argentina). O piloto da Honda deixou os pilotos da KTM, Matthias Walkner e Sam Sunderland para trás vencendo o seu segundo estágio no ano. O inglês, no entanto, permanece sendo o líder geral.
Barreda imprimiu um ritmo forte desde o início do dia, marcado por muita chuva no longo trecho cronometrado de 492 quilômetros (892 km só de deslocamento). Juan Pedrero García, da Sherco, e Michel Metgé, da Honda também figuraram bem entre os primeiros antes de Walkner e Sunderland os ultrapassarem já em solo argentino.
Paulo Gonçalves foi o sexto colocado, a sete minutos de Barreda. O português, no entanto, travou uma batalha particular com Pablo Quintanilla, chegando apenas um segundo a frente do chileno da Husqvarna. Pela Renet, Xavier de Soultrait e Gerard Farres Guell completaram os dez primeiros colocados na etapa.
Apesar de não ter vencido, o resultado foi muito bom para Sunderland, que manteve a liderança geral, agora com quase 21 segundos de vantagem para Quintanilla, que vem perdendo terreno, em segundo. A sua sorte é que Adrien Van Beveren foi apenas 11º na etapa e não reduziu a diferença na terceira posição. Walkner, no entanto, ultrapassou Farres Guell e pulou de quinto para quarto.
O brasileiro Ricardo Martins, piloto da Yamaha do Brasil ainda está na disputa, na 58º colocação às 6h38min do líder. Richard Fliter, da Honda, vem próximo, na 62º posição. Gregório Caselani já abandonou a prova.
Quadriciclos: Vitse abandona e Casale triunfa novamente
O dia foi importante para a disputa entre os quadriciclos. A vitória ficou novamente com o campeão de 2014, Ignacio Casale, que dominou completamente a etapa disputada entre Uyuni e Salta, chegando 5min39s à frente de Sergei Karyakin.
Para Simon Vitse, no entanto, foi o fim da linha. O piloto francês, que chegou a liderar a disputa e abriu o dia na segunda posição precisou abandonar o Dakar com problemas em seu quadriciclo. Assim, o compatriota Axel Dutrie ficou com a terceira posição, à frente do holandês Kees Koolen, o quarto.
Com os resultados, Karyakin manteve a liderança geral, quase sete minutos a frente de Dutrie que também permaneceu em segundo lugar. O bom resultado, no entanto, recolocou Casale na disputa, reduzindo a diferença que o separava dos líderes para apenas 10min19s. Amanhã, os competidores irão alcançar a cidade de Chilecito, em uma especial de 406 km.