Juan Pedrero Garcia foi o mais rápido hoje (2) no primeiro dia de atividades do Rali Dakar 2017. O espanhol da Sherco TVS percorreu o trecho de 39 quilômetros entre Assunção e Resistencia, no Paraguai em 28min22s, apenas doze segundos mais rápido que Ricky Brabec, da Honda. O brasileiro Marcelo Medeiros venceu entre os quadriciclos.
Considerado apenas como um momento de apresentações, o primeiro dia do Rali Dakar normalmente conta com uma especial curta em que ninguém se preocupa em forçar o equipamento. Dessa forma, não se pode levar muito a sério as posições de chegada nesse que podemos considerar como um “ensaio geral” para a disputa real.
O primeiro a cruzar a linha de chegada foi Xavier De Soultrait, apenas dois segundos a frente de Garcia. O francês da Yamaha, no entanto, foi punido em um minuto despencando para 10º. Com isso Paulo Gonçalves pulou para terceiro, Sam Sunderland para quarto e Joan Barreda para quinto, apesar de passar uma certa dificuldade em atravessar um rio.
Mattias Walkner (KTM) foi outro a se beneficiar de punições para ficar em sexto, logo a frente de Adrien Metge (Honda) penalizado em 30 segundos. Gérard Farres Guell, (KTM), Ivan Cervantes Montero e Xavier De Soultrait completaram os dez primeiros. O campeão Toby Price foi discreto, chegando apenas em 17º.
O primeiro brasileiro classificado foi Ricardo Martins. O piloto da Yamaha do Brasil completou o primeiro estágio em 54º, já com 5min05s de atraso para os líderes. Gregório Caselani, que também foi penalizado chegou em 65º e Ricky Fliter em 74º.
Brasil lidera entre os quadriciclos com Medeiros
O Dakar 2017 não poderia ter começado de uma forma melhor para Marcelo Medeiros. O maranhense, grande revelação da edição do ano passado foi o mais rápido do dia, percorrendo o trecho entre Assunção e Resistência em 32min53s, com 1min02s de vantagem para o segundo colocado, o argentino Gastón González.
Considerado o franco favorito para o título desse ano, Ignacio Casale teve um dia discreto, chegando apenas em 10º, com 2min33s de atraso para Medeiros. O brasileiro tem agora uma boa vantagem para administrar no estágio de amanhã (3) entre Resistencia e San Miguel de Tucuman (Argentina), o primeiro teste de resistência real, em um trecho cronometrado de 275 km.