Sam Sunderland venceu hoje (6) a quinta etapa do Rali Dakar 2017, entre Tupiza e Oruro, na Bolívia. O britânico também assumiu a liderança geral da competição, depois da reviravolta causada durante a noite pela punição aos pilotos da Honda, no estágio anterior.
O que aconteceu foi que Michael Metgé, Paulo Gonçalves, Ricky Brabec, Franco Caimi, Pedro Bianchi Prata e Joan Barreda reabasteceram suas motos fora da zona delimitada pela direção de prova, o que é proibido pelo regulamento. Com isso, eles forma punidos com o acréscimo de uma hora a seus tempos de prova.
Barreda, que havia chegado à Tupiza na segunda posição e estava com uma confortável vantagem de 18 minutos na liderança geral despencou para nono, a 41min41s do novo líder, que passou a ser Pablo Quintanilla. Foi dessa forma que o Dakar começou a sexta-feira e quinto dia de atividades.
O trecho cronometrado de 447 km também sofreu modificações, com a sua segunda perna encurtada devido ao mau clima na Bolívia, o que foi um certo alívio para os pilotos, já que o terreno era composto de muitas dunas e grande altitude, dificultando a navegação.
Acelerando forte para descontar o prejuízo, Barreda passou no primeiro ponto de checagem na segunda posição, atrás apenas de Michael Metge. O espanhol, no entanto, foi um dos que acabou se perdendo e se afastando vários quilômetros da rota, trazendo consigo Metge, Xavier De Soultrait (Yamaha), Quintanilla (Husqvarna) e Stefan Svitko (KTM).
Nesse momento, Matthias Walkner era um dos poucos a ter se mantido na rota correta, assumindo momentaneamente a liderança. O austríaco, contudo, também acabaria se perdendo mais para o final da etapa, entregando a liderança para o colega de KTM, Sam Sunderland, que passou em primeiro no ponto de checagem quatro.
Ainda haveria mais uma perna à ser completada, mas com o já citado mau tempo, a direção do Dakar preferiu encerrar o dia mais cedo, dando a vitória a Sunderland, com 7min07s de vantagem para Paulo Gonçalves e 7min29s para Adrien Van Beveren (Yamaha). O holandês também havia se perdido, mas conseguiu se recuperar a tempo. Joan Pedrero Garcia (Sherco) e Franco Caimi (Honda) completaram os cinco primeiros.
Com o resultado, Sunderland assumiu também a liderança da classificação geral, com exatos 12 minutos de vantagem para Quintanilla. Van Beveren já vem em terceiro e Gerard Farres Guel em quarto. Walkner ainda é o quinto apesar de ter chegado apenas em 20º na etapa. Svitko vem em sexto, Gonçalves em sétimo e Barreda em oitavo, já com 1h12min de atraso.
Quadriciclos: Koolen domina em mais um dia que Casale fica para trás
A situação continuou imprevisível entre os quadriciclos, que viu o seu quinto vencedor diferente, em cinco etapas. O mais rápido do dia foi o holandês , que não teve grandes problemas para chegar à Ururo com 7min06s de vantagem para o argentino Gustavo Gallego. Simon Vitse completou os três primeiros.
Ignacio Casale e Rafael Sonik – campeões de 2014 e 2015 respectivamente – tiveram mais um desempenho apagado, completando a etapa em 8º e 18º lugares. Dessa forma, a liderança geral passou para as mãos de Vitse, com 8min14s de vantagem para o russo Sergei Karyakin e 10min35 para Axel Dutrie. Amanhã (7) os pilotos alcançarão La Paz, a capital da Bolívia em um estágio de 527 km antes de um merecido descanso no domingo (8).