Ricky Brabec venceu hoje (9) a sétima etapa do Rali Dakar 2017, disputada entre La Paz e Uyuni, na Bolívia. O norte-americano chegou 1min44s à frente de Paulo Gonçalves, marcando uma dobradinha da Honda. Com a terceira posição, Sam Sunderland manteve a liderança geral.
Depois do cancelamento da etapa de sábado (7) devido ao mau tempo na região e ao dia de folga ontem (8), os pilotos retomaram às atividades nessa segunda-feira com força total. Foi necessário, porque o trecho cronometrado de 322 km (622 km de deslocamento) foi um dos mais duros, com muitas dunas em meio à uma grande altitude.
E foram essas dunas que dificultaram o dia do líder, Sam Sunderland. Na difícil condição de abrir o terreno para os demais pilotos, o britânico acabou ficando perdido e perdendo bastante tempo. As coisas foram ainda mais complicadas porque os pilotos percorreram a primeira perna da etapa “maratona”, quando não podem contar com a ajuda de veículos de apoio.
Foi o que bastou para que um inspirado Paulo Gonçalves assumisse a liderança durante boa parte do dia. O português, no entanto, também seria pego de surpresa por Ricky Brabec. Após largar apenas em 31º, o norte-americano foi abrindo caminho até conseguir ultrapassar Gonçalves no final do dia.
Apesar do atraso, Sunderland ainda conseguiu chegar em terceiro, apenas 4min43s atrás do líder. Joan Barreda foi o quarto, Xavier De Soultrait o quinto e Michael Metge o sexto colocado em um ótimo dia para a Honda. Todd Smith ficou em sétimo, à frente e Matthias Walkner, apenas oitavo colocado à quase 10 minutos de seu companheiro de equipe e líder.
Sunderland também conseguiu manter a liderança na classificação geral, abrindo quase 18 minutos de vantagem para Pablo Quintanilla, apenas nono hoje. O chileno, por outro lado, já começa a sentir a aproximação de Adrien Van Beveren, pouco mais de cinco minutos atrás, em terceiro.
Quadriciclos: Karyakin vence etapa e assume a liderança
Assim como nas motos, os quadriciclos tiveram um sétimo vencedor diferente em sete etapas realizadas. O triunfo do dia ficou com o russo Sergei Karyakin, que teve um desempenho impecável e chegou á Uyuni com quase 3 minutos de vantagem para Alex Dutrie. Ignacio Casale foi o terceiro, mas bem atrás: a 9min36s do líder.
Com isso, Karyakin assumiu o controle da classificação geral, 5min16s de a frente de Simon Vitse, que foi apenas quinto hoje. Dutrie vem em terceiro e Casale em quarto 15min58s atrás do líder. Amanhã (10) os competidores deixam a Bolívia e voltam à Argentina, precisando chegar à cidade de Salta.