Joan Barreda venceu hoje (4) a terceira etapa do Rali Dakar 2017, que aconteceu entre San Miguel de Tucumán e San Salvador de Jujuy, na Argentina. Depois de largar apenas em nono, o espanhol da Honda fez sua primeira grande aparição na disputa e deixou para trás Sam Sunderland e os demais pilotos da KTM.
Barreda completou o trecho cronometrado de 364 quilômetros e 780 km de deslocamento (marcado por uma altitude de mais de 5.000 metros e de difícil localização) em 4 horas, 23 minutos e 41 segundos chegando ao destino quase 13 minutos à frente Sunderland.
O dia também foi muito bom para a Husqvarna, que colocou seus dois principais pilotos, Pela Renet e Pablo Quintanilla em quarto e quinto lugares, respectivamente. Paulo Gonçalves, companheiro de equipe de Barreda na Honda completou o top 5. Por outro lado, o dia foi muito complicado para os pilotos da KTM.
Com exceção de Sunderland, o próximo piloto oficial foi Toby Price, mas apenas em nono lugar, depois de ter ficado quase dez minutos perdido. Por isso, o australiano acabaria chegando atrás de Adrien Van Beveren (Yamaha), Franco Caimi (Honda) e Gerard Farres Guell (KTM privada). Veja aqui os vencedores da etapa de hoje.
Os brasileiros tiveram um dia difícil. Depois de avançar muito ontem (3), Ricardo Martins, piloto da Yamaha do Brasil recuou para 68º hoje, chegado à San Salvador de Jujuy praticamente junto com Richard Fliter (69º). Até o fechamento dessa matéria, Gregório Caselani ainda não havia passado no último posto de checagem.
Com o atraso de quase 22 minutos para o líder, Price acabou perdendo também a liderança na classificação geral, que agora saltou para as mãos de Barreda. O espanhol detém 10min22s de vantagem para Sunderland, e 13min42s para seu companheiro de equipe Paulo Gonçalves. Quintanilla, o melhor sul-americano na prova já vem em quarto (14min56s atrás) enquanto Price despencou para quinto lugar.
Quadris: Gonzalez vence, Casale avança e Medeiros fica para trás
A mesma imprevisibilidade foi sentida entre os quadriciclos, que também teve o seu terceiro vencedor diferente em três estágios. O dia foi do argentino Gastón González, que chegou à San Salvador de Jujuy 4min41s à frente de Ignacio Casale. A terceira posição ficou com o experiente checo Josef Machacek que, aos 59 anos, surpreendeu pela resistência.
Apesar de ainda não ter vencido, Casale já aparece na liderança da classificação geral graças à sua constância, com 4min37s à frente de Gonzalez. Pablo Copetti, vencedor de ontem já vem 18 minutos atrás, depois de ter sido apenas 15º hoje.
Ainda não há maiores informações sobre o que aconteceu com Marcelo Medeiros. O brasileiro, que venceu a primeira etapa não havia cruzado a linha de chegada no fechamento dessa matéria, o que quer dizer que despencou, no mínimo para a 16º posição. Amanhã, os competidores se dirigem para a cidade de Tupiza, a mais de 3.500 metros de altitude em um estágio de 416 km cronometrados.