O Rali Dakar 2017 novamente sofreu com a chuva na Argentina. O nono estágio, que deveria ter sido realizado hoje (11) entre Salta e Chilecito foi cancelado devido a uma enchente e a organização do evento se solidarizou para ajudar o governo local na situação.
O problema foi um deslizamento de terra na cidade de Volcán, que impediu o acesso das equipes de apoio dos competidores, – vitais para reparos aos titulares após uma etapa maratona, como a de ontem – na cidade de Salta.
Dessa forma, eles preferiram rumar diretamente para Chilecito por rodovias asfaltadas. Da mesma forma, o diretor esportivo do Dakar, Marc Coma declarou que o Dakar estava pronto para ajudar a população no que fosse necessário.
“A rota de assistência e dos competidores ao norte de Jujuy foi afetada por um deslizamento de terra. No primeiro momento, tentamos esperar notícias para ver se era possível solucionar. Vimos depois que a situação era realmente importante, inclusive com efeitos humanitários na região. Colocamos a disposição todos os nossos meios da organização, tanto em nível de médicos como de meios aéreos, para ajudar a população solucionar essa situação.” (Marc Coma)
De acordo com relatos da Cruz Vermelha Internacional, essa é a pior enchente na região norte da Argentina nos últimos quarenta anos. Duas pessoas morreram e cerca de 15% da população precisou abandonar as duas casas. Vale lembrar que a etapa de sábado (7) também havia sido cancelada.
Dessa forma, a competição será retomada apenas na quinta-feira (12) no percurso entre as cidades argentinas de Chilecito e San Juan. Serão 449 km de trecho cronometrado e 751 km de deslocamento. A classificação geral tem Sam Sunderland na liderança, com 21 minutos de vantagem para Pablo Quintanilla. Confira aqui os resultados atuais.