Quando ninguém mais esperava, Portugal voltou a vencer hoje (15) no Rali Dakar 2016. Helder Rodrigues foi o mais rápido na 12º e penúltima etapa, entre San Juan e Villa Carlos Paz, na Argentina. Com a segunda posição, Toby Price estendeu ainda mais sua liderança e está com o título praticamente garantido.
Após um deslocamento de 900 quilômetros, o penúltimo dia do Rali Dakar teve um trecho cronometrado de 481 km para motos, carros, quadriciclos e uma rota mais curta, de apenas 267 km para os caminhões, que não podiam passar em algumas estradas mais estreitas.
Rodrigues completou o trecho em 5h57min, conquistando a primeira vitória da Yamaha no Dakar 2016. O português começou o rali de forma mais discreta que os colegas, Paulo Gonçalves e Ruben Faria (já fora da prova), mas evoluiu muito desde que chegaram à Bolívia no final da semana passada.
Apesar da alegria portuguesa, isso pouco interferiu no resultado geral da classe motos, já que Toby Price foi mais uma vez o segundo colocado, 7min32s atrás de Rodrigues. O australiano da KTM já pode se dar ao luxo de pilotar com toda a cautela necessária, ainda mais porque seu rival mais próximo, Stefan Svitko chegou atrás, na quarta posição.
Para manter suas chances de título, o eslovaco precisava vencer e torcer para que Price tivesse algum problema. Contudo, não conseguiu superá-lo e ainda foi ultrapassado por Kevin Benavides. O argentino, que sem dúvida é a grande revelação deste Dakar foi o terceiro colocado, apenas 23 segundos atrás de Price.
A Yamaha confirmou o progresso com a quinta posição de Adrian Van Beveren. O francês conseguiu deixar para trás Pablo Quintanilla, apenas sexto colocado hoje com sua Husqvarna. Gerard Farres Guell, Armand Monleon, Jacopo Cerutti e Mario Patrao completaram os dez primeiros.
O fato inusitado do dia aconteceu com Alain Duclos. O francês, que ocupava a 20º posição sofreu um acidente na estrada na altura do Km 290 da especial. O piloto precisou parar para consertar sua Sherco e quando terminou o serviço, notou que o seu capacete havia sido roubado! Sem o item obrigatório, o competidor não pode seguir adiante e até o fechamento dessa matéria permanecia no local.
Na classificação geral, Price tem agora folgados 37min39s de vantagem para Svitko. Quintanilla voltou a ser terceiro e Rodrigues pulou para quarto, à frente de Benavides, o quinto. Os três relegaram o vencedor de ontem, Antoine Meo para sexto após seu decepcionante desempenho hoje: apenas 18º. Van Beveren, Guell, Ricky Brabec e Monleon completam o top 10.
Quadriciclos: Marcos Patronelli vence novamente. Alejandro se atrasa
Entre os quadriciclos, a vitória voltou para as mãos de Marcos Patronelli. O argentino, que também lidera a classificação geral tinha ritmo para chegar bem à frente nos demais competidores, mas na segunda metade do dia claramente desacelerou, pensando apenas em terminar a etapa bem colocado.
Isso fez com que Jeremias Gonzalez Ferioli e Sergei Karjakin se aproximassem em uma batalha a três pela vitória. Contudo, no finalzinho o argentino teve problemas e acabou perdendo mais de três minutos e meio. Para completar, Walter Nosiglia surgiu muito forte e não roubou a liderança de Patronelli por apenas nove segundos.
Com isso, Marcos Patronelli venceu, tendo Nosiglia em segundo e Karyakin e terceiro. Ferioli foi o quarto e Alejandro Patronelli finalizou o estágio apenas em quinto lugar. Com isso, seu irmão abriu confortáveis 4min23s na classificação geral, restando apenas um dia para a conquista do título.