O Rali Dakar tem um novo líder nessa segunda-feira (4): Toby Price. O australiano surpreendeu ao superar os antigos líderes, Ruben Faria e Joan Barreda no trecho cronometrado entre Villa Carlos Paz e Termas de Rio Hondo, na Argentina.
Assim como acontecera ontem (3), o terceiro dia de atividades do evento também foi prejudicado pelo mau tempo e o trecho cronometrado, que originalmente teria 450 km precisou ser encurtado para apenas 316 quilômetros para as classes moto e quadriciclo.
Price e Faria começaram o dia andando juntos, mantendo um ritmo fortíssimo entre eles. Apenas no final o australiano da KTM passou à frente, ainda assim, apenas 2 centésimos de segundo separaram os dois competidores na linha de chegada.
Price e Faria chegaram à Termas de Rio Hondo bem à frente de Stefan Svitko, 1min21s atrás com sua KTM. O francês Alain Duclos foi outro a conseguir se destacar com sua Sherco, principalmente por ter chegado à frente de Matthias Walkner e Joan Barreda, apenas sexto colocado.
Depois de liderar no sábado, o Barreda teve problemas e ficou para trás, já com um atraso de 3min04s para o líder. Paulo Gonçalves ficou em sétimo com uma segunda Honda, enquanto que Kevin Benavides continuou surpreendendo ao se manter em oitavo. Pablo Quintanilla e Juan Pedrero Garcia completaram os dez primeiros.
Jean Azevedo teve um dia difícil. O brasileiro da Honda #26 sofreu um acidente no quilômetro 30 que ocasionou a quebra do tanque de combustível. O piloto de 41 anos precisou seguir em velocidade reduzida até a linha de chegada, onde completou em 133º e último lugar entre aqueles que terminaram o estágio.
Nos quadriciclos, o dia foi de consolidação para Ignacio Casale. O chileno completou o percurso em 4min10s, colocando quase o mesmo tempo sobre o segundo colocado, Brian Baragwanath. O velho campeão, Alejandro Patronelli fechou o dia na terceira posição enquanto que o brasileiro Marcelo Medeiros foi a surpresa, em quarto.