Joan Barreda venceu hoje (5) o terceiro estágio do Rali Dakar 2016. O espanhol se recuperou dos problemas de ontem (4) e voltou a liderar o evento, em um dia inteiramente dominado por motos da Honda.
Nessa terça-feira, os competidores precisaram percorrer uma distância de 620 quilômetros entre Termas de Rio Hondo e Jujuy, no norte da Argentina. Entretanto, assim como ontem, o trecho cronometrado foi encurtado de 314 km para apenas 190.
Barreda completou o trecho em 2h30min37s, chegando apenas 26s à frente do surpreendente Kevin Benavides, piloto argentino que desde o prólogo ocupa as primeiras posições à frente de muitos favoritos. A trinca da Honda foi completa com Paulo Gonçalves, o terceiro colocado, quase 1 minuto atrás do líder.
A primeira KTM só foi aparecer em quarto lugar com Antoine Meo, dois segundos atrás de Gonçalves. Seu companheiro de equipe, Stefan Svitko veio na sequência, em quinto. O chileno Pablo Quintanilla continuou seu desempenho regular, assegurando a sexta posição. O chileno tem conseguido manter-se entre os dez primeiros desde o começo do Dakar.
A primeira Yamaha surgiu em sétimo lugar com o holandês Adrien Van Beveren, que ficou à frente de Gerard Farres, Alain Duclos da Sherco (outro que tem tido uma campanha muito regular até aqui) e Matthias Walkner, que completou os dez primeiros.
Depois de uma vitória espetacular ontem, Toby Price teve um dia difícil. O australiano cruzou a linha de chegada apenas na 37º posição, a 8min07s de Barreda. O atraso complica a vida do principal piloto da KTM à conquista do título mundial. Ruben Faria foi outro que ficou para trás, cruzando apenas em 26º com sua Husqvarna.
Depois da forte queda sofrida ontem no trecho entre Villa Carlos Paz e Termas de Rio Hondo, Jean Azevedo precisou ser um dos últimos a largar hoje, na 132º posição. O brasileiro, no entanto, não desistiu e se recuperou bem, chegando à Jujuy em 45º lugar, a 11 minutos do líder.
Graças ao bom desempenho, Barreda retomou a liderança do Dakar, com 14 segundos de vantagem para Stefan Svitko. Graças à sua excelente regularidade, Kevin Benavides pulou para terceiro, com Paulo Gonçalves em quarto e Alain Duclos em quinto. Price caiu para a décima posição e Azevedo, apesar do progresso ainda é o último, na 139º posição.
Quadris: Baragwanath vence, Casale lidera e Medeiros impressiona
Entre os quadriciclos, houve um novo vencedor: Brian Baragwanath. O sul-africano foi o mais rápido no trecho entre Termas de Rio Hondo e Jujuy, porém apenas 4 segundos à frente de Ignacio Casale, que graças à enorme vantagem aberta ontem permanece na liderança geral.
O brasileiro Marcelo Medeiros continua impressionando e chegou na terceira posição, à frente de ninguém menos do que do atual campeão Rafael Sonik. O também campeão Marco Patronelli foi discreto, apenas em quinto com um atraso de três minutos em relação à Casale.
Casale agora lidera com 3min56s para Baragwanath, uma diferença confortável, mas que pode ser pulverizada se o chileno tiver algum problema. Medeiros assumiu a terceira posição, contudo vem bem mais atrás, com 6mins58s de desvantagem para o líder.