Joan Barreda começou o Dakar 2016 com o pé direito. O piloto da Honda foi o mais veloz no “Prólogo”, o dia de abertura e apresentações do maior rali cross-country do mundo.
O espanhol percorreu o pequeno trecho cronometrado de 11 quilômetros entre Buenos Aires e Rosário, na Argentina em 6min27s. Praticamente colado, Ruben Faria da Husqvarna finalizou o trecho em segundo fazendo o mesmo tempo de Barreda.
Helder Rodrigues completou o bom início do contingente português ao se posicionar em terceiro, com apenas três segundos de atraso para os dois primeiros. O mesmo pode-se dizer do holandês Adrien Van Beveren, um segundo atrás de Rodrigues em quarto.
Michel Metge, irmão de Adrien Metge, que é companheiro de Jean Azevedo na Honda foi o primeiro francês em quinto, logo à frente do piloto local Kevin Benavides, que percorreu o trecho de forma rapidíssima e se colocou em um bom sexto lugar.
A KTM é a equipe campeã, mas a primeira moto austríaca só foi aparecer pela primeira vez com a sétima posição de Gerard Ferres Guell. A Husqvarna conseguiu colocar mais um piloto no top 10 com o chileno Pablo Quintanilla em oitavo. Stefan Svitko e Jordi Viladoms completaram os dez primeiros.
Um dos favoritos para esse ano, Toby Price foi discreto na abertura, apenas na décima sexta posição. O australiano ficou logo a frente de Jean Azevedo, o décimo sétimo. O brasileiro percorreu o trecho em 6min45s, dezoito segundos atrás do líder.
Nos quadriciclos, a liderança ficou com Ignacio Casale. O chileno marcou 7min14s chegando à frente de Marcos Patronelli. Pablo Copetti completou os três primeiros. O brasileiro Marcelo Medeiros, que compete com uma Yamaha YFM700R foi o oitavo, 12 segundos atrás do líder.