Mudou totalmente o quadro entre as motos no Rali Dakar 2016. Joan Barreda, que havia vencido a terceira etapa realizada hoje (5) foi punido pela direção de prova e caiu para 5º. A vitória ficou com Kevin Benavides enquanto Stefan Svitko assumiu a liderança geral.
A punição à Barreda aconteceu porque o espanhol andou acima da velocidade permitida em um trecho monitorado no estágio entre Termas de Rio Hondo e Jujuy, na Argentina. O piloto da Honda foi punido em 1 minuto e, com o acréscimo de tempo acabou o dia apenas na quinta posição.
A tristeza de Barreda foi a alegria de Kevin Benavides. O piloto da equipe Honda South America Team (a mesma equipe de Jean Azevedo) vem impressionando desde a abertura do Rali, sempre se mantendo entre os dez primeiros e hoje se tornou o primeiro argentino a vencer uma etapa no Rali Dakar entre as motos.
Paulo Gonçalves pulou para a segunda posição, seguido de Antoine Meo, da KTM em terceiro. A sorte recompensou também Stefan Svitko. Graças a punição do vencedor, o esloveno ganhou a quarta posição e a liderança geral, com 34 segundos de vantagem para Benavides e 46s para Barreda, o terceiro.
Outros pilotos de ponta foram punidos, como Pablo Quintabilla da Husqvarna e Olivier Pain, da KTM. Suas novas posições são 8º e 20º, respectivamente. As penalidades ajudaram Toby Price, que subiu de 37º para 36º. Jean Azevedo também saiu no lucro, pulando de 45º para 43º, mantendo a 124º posição na classificação geral.