A Dainese e a Alpinestars, duas das maiores fabricantes de vestuário motociclístico do mundo estão se enfrentando em tribunais europeus pela posse dos direitos de suas duas respectivas marcas de airbag: “D-Air” e “Tech Air”. Ambas alegam terem inventado o revolucionário sistema.
Segundo o site Asphalt And Rubber, foi a Alpinestars quem deu o pontapé inicial ao enviar uma carta à Dainese pedindo para que deixassem de produzir os produtos D-Air alegando uso de tecnologia. Os italianos, por sua vez pegaram suas patentes e entraram com uma ação contra os rivais na Alemanha e na Itália.
A Dainese afirma ter a patente sobre a utilização de uma almofada de ar controlada por computador, que registra quando o airbag deve inflar. Em uma rápida decisão do sistema jurídico alemão, a Alpinestars perdeu e teve que remover seus produtos Tech Air do mercado desse país. Os processos judiciais na Itália devem levar muito mais tempo, no entanto.
Por enquanto, a batalha se limitou a esses dois mercados europeus, já que a Alpinestars tem sido lenta em levar a – cara – tecnologia para mais regiões. A decisão judicial na Alemanha pode comprometer os coletes Tech Air desenvolvidas para a BMW Motorrad, uma parceria que curiosamente começou com a Dainese.
O resultado da ação judicial na Itália provavelmente afetará a forma como as coisas serão feitas no mercado mundial e segundo o ANR, o mais provável é que um único fabricante de vestuário com tecnologia airbag “autossuficiente” surgirá.
Assim sendo, não apenas o piloto “urbano” será prejudicado mas também os profissionais, já que a Comissão de Grandes Prêmios está estudando tornar obrigatório o uso do airbag na Moto2, Moto3 e outras categorias. Está em jogo o controle do equipamento de segurança mais revolucionário na indústria motociclística nas últimas décadas.