Como seria a fusão entre uma Honda CB1000R e uma África Twin? O resultado pode ser a “Africa Four CRF1000R”, um verdadeiro frankenstein criado pela Brivemo Motos, na Suíça.
A empresa, que é concessionária oficial da Honda no país helvético pegou o motor de 145 cv e o chassi de alumínio da CB1000R e o adaptou à suspensão dianteira de uma CRF450R, que conta com garfos Showa de 49mm, capaz de superar qualquer terreno.
Os dois discos de freio da CB1000R foram substituídos por apenas um, de maior diâmetro, que é mordido por uma pinça anodizada de quatro pistões. Os pneus esportivos originais foram trocados por modelos Continental TKC 80, ideais para o off-road.
Um novo sistema de escapamento 4×1, coberto por um silenciador de fibra de carbono foi instalado em uma posição mais elevada, típica das motos trail. O mesmo pode-se dizer do guidão alto e plano e do para-lama dianteiro alto.
Apesar de todas as mudanças, a Brivemo Motos manteve quase todos os componentes eletrônicos intactos, incluindo o controle de tração e os quatro modos de pilotagem da CB1000R. A única exceção é o ABS, que foi desligado quando o trem dianteiro foi substituído.
Com a tradicional pintura tricolor da marca japonesa, a Africa Four CRF1000R foi construída para participar do “Brivemo Africa Twin Raid”, quarta edição do evento que a concessionária organiza anualmente no Marrocos. Já pensou se a Honda gosta da ideia? O X-ADV está para demonstrar que tudo é possível…