Ainda na semana passada noticiamos os segredos da Honda sobre uma nova superbike que teria motor V4. Agora, parece que os rumores cresceram e estão mais perto de se tornarem realidade.
A história chegou à influente revista britânica Motorcycle News, que acredita que o modelo pode ser apresentado em 2019, quando se comemorarão os 90 anos da Honda. Eles também conseguiram novas informações e desenhos.
O primeiro descreve como será a passagem de ar na carenagem dianteira, abaixo do para-brisas. O motor será refrigerado através de uma grande entrada central, resfriando-o através de respiros laterais. O desenho também aponta a posição dos espelhos e painel.
O segundo desenho refere-se à polêmica traseira. Conforme já havia sido explicado na semana passada, a rabeta terá uma espécie de asa, mas não apenas isso. Toda a região trabalhará de acordo com o fluxo aerodinâmico, em um esforço sério para aumentar o downforce. As patentes, inclusive, descrevem a passagem de ar.
Os britânicos também acreditam que o novo modelo terá um chassi semi-monocoque semelhante ao da Ducati 1299 Panigale e o motor V4 será derivado da RC213V (o modelo utilizado na MotoGP). Os custos, porém, seriam reduzidos para se enquadrar no limite de $40 mil euros exigidos pelo World Superbike, o campeonato mundial de esportivas de rua.
Na verdade, o que a Honda está planejando é uma nova superesportiva para competir nesse campeonato substituindo a CBR1000RR Fireblade, que apesar de ter ganhado uma nova geração no ano passado, estaria com sua imagem desgastada junto ao público. Os japoneses podem estar pensando em transformar a ‘Blade’ em uma sport-touring.
Quanto à nova motocicleta (cujo nome pode ser RVF1000) teria uma missão semelhante à da icônica VFR750F (RC30) no final dos anos 80, também homologada especialmente para o Mundial de Superbikes. O desenvolvimento ficaria inteiramente à cargo da HRC (Honda Racing Corporation).