Foi realizada hoje (20) a primeira audiência do processo de insolvência envolvendo a KTM, na Áustria. O credores pediram a saída da marca austríaca de todo o Mundial de Motociclismo em uma tentativa de reduzir custos.
A primeira audiência de credores e a abertura da ata do processo de insolvência da KTM AG tive lugar no Tribunal Regional de Ried Im Innkreis. A lei exige que a primeira assembléia seja realizada no prazo de três semanas após a abertura do processo de reorganização por autoadministração.
O objetivo é analisar se existem condições para o encerramento imediato da empresa (e suas subdivisões) ou para a sua continuação com um plano de reestruturação do interesse comum dos credores. Eles foram representados pela AKV, uma organização independente de proteção ao crédito.
Eles sinalizaram favoravelmente ao procedimento de reestruturação com autoadministração da KTM, uma vez que isso atualmente “não representa uma desvantagem para os credores no contexto de uma avaliação global”. Porém, medidas de recuperação foram anunciadas e incluem:
- Venda das ações da Pierer Immoreal GmbH, empresa de gestão de desenvolvimento imobiliário;
- Desligamento de empresas subsidiárias do Grupo KTM que não sejam essenciais;
- Saída da MotoGP/Moto2/Moto3 para reduzir custos;
- Deslocamento (parcial) da produção a fim de reduzir custos;
- Interrupção da produção até depois do lançamento do estatuto de reabilitação;
- Liquidação do estoque atual nas concessionárias.
Desde que havia declarado insolvência, em 30 de novembro, a imprensa europeia foi atrás da KTM Motosport para saber a sua posição. Eles afirmaram que os planos para o Mundial de Motociclismo em 2025 continuam inalterados, apenas com algumas medidas de redução de custos.
Mesmo assim, eles disseram que a continuidade da KTM na MotoGP estava garantida “para 2025”, sutilmente dando a entender que não havia nada garantido depois disso. Em 2021, os austríacos assinaram um contrato que os ligava ao Mundial até pelo menos 2026.
A reestruturação exigirá a entrada de um investidor e a Pierer Mobility, empresa controladora da KTM, contratou o Citygroup Global Markets Europe AG (Citibank) para encontrar uma solução para os credores. Um consenso e um acordo deverão ser alcançados até meados de Janeiro.
A próxima reunião acontecerá dos credores no dia 24 de janeiro de 2025. Durante esta reunião serão apresentadas as respetivas declarações de auditoria do administrador da reestruturação e do devedor para os créditos apresentados pelos credores.
Talvez em uma tentativa de acalmar os ânimos de seus fãs ao redor do mundo, a KTM Motorsport publicou logo em seguida, um comunicado onde garantem que eles estão no esporte a motor “para ficar” apesar da turbulência do momento. A declaração completa pode ser vista abaixo:
Superando a adversidade: KTM traça um caminho para o futuro e para mais vitórias
“READY TO RACE é mais do que um slogan para a KTM. Ele define nossa existência. Na competição, há altos e baixos, ousadia e decepção, vitória e derrota. 2024 foi um ano de conquistas, mas também de desafios para a empresa. Indo para 2025 e além, há mais saltos, buracos e solavancos pela frente – mas não estamos tirando o pé do acelerador.
2024 foi um ano notável para a KTM, marcado por inovação ousada, vitórias emocionantes e dedicação inabalável ao cliente. Embora os desafios façam parte de qualquer grande jornada, também os vemos como uma oportunidade de acelerar em direção a um futuro ainda mais brilhante.
Não é segredo que a KTM AG está navegando em um cenário econômico em mudança. No entanto, como nosso mantra READY TO RACE sugere, estamos abraçando este momento para realinhar, reabastecer e revigorar. A KTM continua totalmente comprometida em oferecer experiências excepcionais aos nossos clientes atuais e futuros. Continuaremos a emocionar e encontrar nosso caminho para o topo do pódio novamente.
As corridas são onde mostramos nossa marca, nossa engenharia e nossa paixão pela perseguição. Esse ano, nossas equipes continuaram a atingir a grandeza. Começamos a temporada com impressionantes 341 títulos do Campeonato Mundial da FIM. Os calendários de viagens pelo mundo envolveram mais de 1.480 largadas de corrida e nos trouxeram 246 pódios e 150 vitórias em várias disciplinas. Claro, houve dificuldades e lesões — elas vêm com o território — mas a KTM impressionantemente adicionou mais 11 títulos duramente conquistados ao recorde.
Fora das pistas de corrida, a marca KTM também esteve extremamente ativa em 2024. A marca revelou 59 novos modelos, sediou três lançamentos de mídia internacionais nos quais 152 parceiros de mídia compareceram, realizou com sucesso três eventos para clientes que contaram com 283 participantes e retornou ao EICMA — o maior salão de motocicletas do mundo — com um enorme estande de 1.635 m² e 17 novos produtos KTM.
Houve um forte impulso por trás dessas novas motocicletas, bem como esforços para garantir que mantemos o ímpeto nas áreas certas. A KTM está aplicando a mesma abordagem de pensamento avançado durante esta fase de reestruturação. Nossa meta nos próximos 90 dias é estabilizar os negócios enquanto estabelecemos a base para o crescimento e o sucesso sustentáveis.
Durante todo esse período, a KTM garante a continuidade das motocicletas sendo entregues por meio de nossa rede de Concessionárias Autorizadas KTM. O mesmo vale para nossas peças de reposição, acessórios técnicos, suporte ao cliente e garantias que permanecem inalteradas, garantindo suporte contínuo e inabalável durante todo esse período.
O trabalho e o desejo pelas últimas motocicletas ousadas, extremas e aventureiras continuam. A KTM está se preparando para lançar uma série de modelos muito aguardados, que estarão nos showrooms das concessionárias no primeiro trimestre de 2025. Isso mostra novamente nossa promessa de permanecer como um dos principais fabricantes de motocicletas da Europa no futuro.“