Os organizadores do Pikes Peak International Hill Climb (PPIHC) anunciaram hoje (12) que as motos estão definitivamente excluídas da competição. A última edição, em 2019, encerrou com um acidente fatal.
Naquela ocasião, o piloto da Ducati, Carlin Dunne morreu tragicamente após sair da pista a poucos metros da linha de chegada, quando vinha para uma vitória fácil com a versão protótipo da Streetfighter V4. A motocicleta seria lançada oficialmente pela marca alguns meses depois.
Os organizadores do evento abriram um inquérito de investigação e suspenderam temporariamente a participação das motos nas próximas edições. Eles passaram os últimos dois anos conduzindo pesquisas e consultando colegas de outros eventos antes de anunciar a exclusão definitiva agora.
“A competição de motocicletas faz parte da história da corrida desde 1916 e tem sido emocionante e trágica para os competidores e fãs“, explicou Fred Veitch, presidente interino do conselho da prova. “Este tem sido um processo longo e uma decisão difícil, mas acreditamos que é a decisão certa e no melhor interesse da organização neste momento.“
Duas causas principais estão por trás da decisão. Primeiramente, a pavimentação do percurso. Originalmente uma estrada de terra, o caminho até o topo foi totalmente asfaltado nos últimos anos, o que fez a velocidade média aumentar consideravelmente. As motos passaram de big trails para roadsters esportivas com grande potência.
Os organizadores ainda tentaram moderar essa esportividade, proibindo motos com carenagem integral e exigindo guidões mais altos, além de uma posição de pilotagem mais ereta. Isso, entretanto, não impediu o aparecimento de máquinas com mais de 200 cv com é o caso da Streetfighter V4.
O curso em si também é um problema. Embora belíssima, a topografia vertiginosa de Pikes Peak não permite a construção de grandes áreas de escape, principalmente nas curvas de maior altitude. Além de tudo, este sempre foi um evento automobilístico em primeiro lugar, com motos se apresentando de forma intermitente ao longo da história.