Eric Granado, da equipe Honda Racing Team venceu a 2ª etapa da Copa Pirelli, corrida realizada ontem (5), no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP). Em sua primeira temporada correndo na categoria principal, o piloto deixou para trás todos os adversários, inclusive o atual campeão e companheiro de time, Diego Faustino.
Após garantir a primeira colocação no grid de largada no sábado (4), Granado impôs um ritmo muito forte ao longo das 14 voltas da corrida. No início chegou a ser perseguido por Danilo Lewis (#17). O adversário cravou a melhor volta da prova, até então em 1min37s108, e baixou para meio segundo a diferença entre os dois.
Granado, no entanto, cerrou o punho e logo em seguida deu o troco com o tempo de 1min37s033. Lewis não conseguiu acompanhar e acabou ficando para trás. O líder manteve as voltas na casa de 1m37s por boa parte da corrida e cruzou a linha de chegada em primeiro com uma vantagem de 11 segundos para os adversários.
Já a vice-liderança foi definida apenas na volta final. Lewis começou a ficar para trás, permitindo que Diego Faustino (#68) se aproximasse. Nas últimas quatro voltas, a diferença entre os dois já tinha caído para apenas três décimos. Lewis conseguiu defender a posição até a volta final, quando acabou sendo ultrapassado. Ainda assim, com a combinação dos resultados, Danilo Lewis foi o campeão da Copa Pirelli 2017.
José Luiz “Cachorrão” (#51) garantiu o quarto lugar no pódio. Na corrida, o piloto fez uma prova solitária, não acompanhando os ponteiros, mas sem ser perseguido por nenhum adversário. O quinto foi foi Roque dos Santos (#21), piloto que disputa a categoria Pro Amador. E completando o pódio da categoria principal, Bruno Corano (#34) faturou o sexto lugar.
Atualização: Diego Faustino e Danilo Lewis são punidos após corrida da SuperBike na 2ª etapa da Copa Pirelli
Após entrar em investigação, o resultado final da corrida da categoria SuperBike teve o seu resultado alterado. A Direção de Prova e o Júri analisarem uma ocorrência envolvendo os pilotos Danilo Lewis e Diego Faustino próximo à linha de chegada, que resultou em penalização aos dois.
Na última volta, Lewis vinha em segundo e foi ultrapassado por Faustino na entrada da Junção. Lewis pegou o vácuo do adversário e na saída do Café os dois encontravam-se lado a lado, como as imagens comprovam. Faustino – em uma manobra entendida como perigosa e arriscada – mudou de forma abrupta a direção de sua moto, colocando-a contra a moto de Lewis, que vinha ao seu lado rumo à linha de chegada.
Entende-se que não existiria problema se Faustino, de forma gradativa, alterasse sua trajetória. Mas a forma como ele conduziu a manobra foi determinante para que o Júri decidisse, por três votos a dois, pela punição de 40 segundos adicionados ao seu tempo final de prova.
Lewis também foi punido com 30 segundos acrescidos ao seu tempo total de prova devido ao comportamento inadequado da sua equipe, a Tecfil Racing Team, que agrediu verbalmente Diego Faustino. Com isso, o resultado da prova sofreu alteração. Ainda assim, as posições no campeonato não foram afetadas e Lewis conquistou o título da Copa Pirelli SuperBike 2017.
Em ata, o Júri registrou ainda que não irá tolerar manobras que gerem riscos e ressaltou que todas as ultrapassagens devem ser feitas sem cortes de traçado quando as motos estiverem lado a lado. Recentemente, na última prova do Mundial de SuperSport, Lucas Mathias foi punido por realizar uma manobra até menos agressiva contra o piloto Roberto Rolfo. Confira os resultados definitivos abaixo.
1) 151-Eric Granado (P)
2) 51-José Luiz T. Cachorrão (P), à 30.586
3) 17-Danilo Lewis (P), à 41.688
4) 68-Diego Faustino (P), à 51.541
5) 25-Roque E. dos Santos (PA), à 1:11.511
6) 34-Bruno Corano (P), à 1:21.531
7) 23-Diego Viveiros (PA), à 1:30.952
8) 80-Mauricio Paludete Lingüiça (P), à 1:33.524
9) 47-Fabio Nallin (PA), à 1 volta
10) 19-Juninho Trudes (P), à 1 volta
11) 36-Ricardo Seiji Hayashi (PM), à 1 volta
12) 3-Daniel Toloni (PA), à 1 volta
13) 6-Jeferson M. Friche (PA), à 4 voltas