Desde o início do mês, sabe-se que a Pierer Mobility (empresa que rege a KTM, Husqvarna e GasGas) adquiriu uma participação de 25,1% na MV Agusta. Agora, eles revelaram mais detalhes da negociação.
De acordo com a imprensa alemã, foi realizada em Varese, sede da MV Agusta na Itália, uma Assembleia Extraordinária de Proprietários e Acionistas no dia 15 de novembro. A KTM AG foi apresentada oficialmente como o novo acionista graças ao investimento de 30 milhões de euros.
O co-proprietário Timur Sardarov, que passou a liderar a MV Agusta desde que comprou as ações da Daimler-Benz em 2016, continua como CEO. Mas dois executivos seniores da KTM não identificados foram nomeados para o conselho administrativo da empresa.
“Estou muito satisfeito com este importante acordo e gostaria de dar as boas-vindas à KTM AG, principal fabricante europeu de veículos motorizados de duas rodas, à família MV Agusta”, disse Sardarov. “Os objetivos fundamentais da nossa aliança será a consolidação de nosso core business, bem como a produção de motos de alto desempenho para o segmento premium. Estou confiante de que este acordo fortalecerá nossa marca em um ambiente de mercado complexo e desafiador.“
Ambos os lados descrevem a cooperação como uma “situação em que todos saem ganhando”. Pelo menos quando se trata dos conceitos de motor, quase não há sobreposição: monocilíndrico e dois cilindros com a KTM; três cilindros e quatro cilindros com a MV Agusta.
As vantagens para a MV Agusta são óbvias: ter acesso à rede de concessionárias da KTM na Europa e principalmente na América do Norte, contornando o embargo dessas regiões à Rússia por causa da Guerra com a Ucrânia. Lembre-se que Sardarov vem de uma família de oligarcas russos.
Para Stefan Pierer, a mente por trás da KTM, Husqvarna e GasGas, a inclusão da MV Agusta no portfólio significa abraçar o segmento “On Road” com as duas mãos e ter acesso a motores de três e quatro cilindros em linha, algo que estava impossibilitado até o momento.
Para os clientes e fãs, a participação de Pierer na MV Agusta também é uma boa notícia. Embora as cores da marca ganhem a adição de um pouco de laranja a partir de agora, sua saúde financeira, que volta e meia parece ameaçada por motivos muito aquém do seu controle, fica reforçada.