Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

Informação de qualidade em duas rodas.

  • Notícias
    • Recall
    • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • Segredos

Controle de cruzeiro baseado em GPS? É nisso que a Harley-Davidson trabalha

Lucas Carioli 28 de janeiro de 2021


A Harley-Davidson pode atualmente ter a imagem de uma empresa ancorada no passado, mas os seus engenheiros tem uma porção de ideias novas na gaveta. Uma delas é essa aqui, que detalha um controle de cruzeiro adaptativo ainda mais inteligente que o apresentado por Ducati e BMW.

No projeto da Harley, a velocidade de um grupo é controlada por um sistema de GPS.

Desenvolvido em conjunto com a Bosch, o controle de cruzeiro adaptativo que vem de série na Ducati Multistrada V4 e opcional na BMW R1250RT permite manter uma distância constante ao veículo da frente entre 30 a 160 km/h ao possuir sensores de radar montados na motocicleta.

Na visão da Harley-Davidson sobre a ideia, o controle de cruzeiro não utiliza radares e sim baseado em sistemas de GPS a fim de tornar a vida mais fácil para grupos de motociclistas, desde que todos estejam com o dispositivo acionado.


“Motociclistas muitas vezes viajam em grupos. Durante viagens longas, eles podem coordenar e definir suas velocidades individualmente usando um sistema de controle de cruzeiro. No entanto, variações em motocicletas, componentes e sensores podem causar pequenas variações entre as velocidades das diferentes motocicletas do grupo“, descreve a patente.

“Essas variações podem fazer com que as distâncias entre as motocicletas do grupo mudem com o tempo. Essas mudanças exigem que os pilotos alterem suas velocidades definidas para aumentar ou diminuir suas velocidades, conforme necessário. No entanto, as variações entre as motocicletas continuam a existir, o que muitas vezes exige que os pilotos ajustem constantemente suas velocidades“, explica.

“Este problema é agravado à medida que o tamanho do grupo de pilotos aumenta, já que vários pilotos irão modificar suas configurações de velocidade durante a viagem, sem coordenação de velocidade disponível.” A solução? Faça com que todos usem um controle de cruzeiro assistido por GPS que possa garantir que eles andem exatamente na mesma velocidade.

Não é a primeira patente da Harley-Davidson que visa melhorar a segurança dos motociclistas nos próximos anos. Em 2018 foi descoberto um projeto que detalhava um sistema de frenagem autônomo de emergência. Com gráficos semelhantes, é bem possível que as duas patentes estejam relacionadas.

Sistemas de controle de cruzeiro assistido por radar parecem ser o próximo grande campo de batalha para fabricantes de motocicletas de luxo, algo que a Harley-Davidson se orgulha bastante hoje em dia. Além disso, sua clientela parece ter uma predileção especial por passeios em grupo. Logo, devemos ter novidades em breve.


Tags: Controle de Cruzeiro Adaptativo Harley-Davidson Segredos

Continue Reading

Previous: Kawasaki está trabalhando em sistema eletrônico de trocas de marcha
Next: Nova Royal Enfield “Hunter 350” é flagrada em testes

Leia também

Suzuki GSX-8T e GSX-8TT são os próximos lançamentos da marca
  • Segredos

Suzuki GSX-8T e GSX-8TT são os próximos lançamentos da marca

12 de junho de 2025
Kawasaki Z1100: mais detalhes descobertos
  • Segredos

Kawasaki Z1100: mais detalhes descobertos

22 de maio de 2025
Ducati também está desenvolvendo transmissão automática
  • Segredos

Ducati também está desenvolvendo transmissão automática

21 de maio de 2025

Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.