A Harley-Davidson pode atualmente ter a imagem de uma empresa ancorada no passado, mas os seus engenheiros tem uma porção de ideias novas na gaveta. Uma delas é essa aqui, que detalha um controle de cruzeiro adaptativo ainda mais inteligente que o apresentado por Ducati e BMW.
Desenvolvido em conjunto com a Bosch, o controle de cruzeiro adaptativo que vem de série na Ducati Multistrada V4 e opcional na BMW R1250RT permite manter uma distância constante ao veículo da frente entre 30 a 160 km/h ao possuir sensores de radar montados na motocicleta.
Na visão da Harley-Davidson sobre a ideia, o controle de cruzeiro não utiliza radares e sim baseado em sistemas de GPS a fim de tornar a vida mais fácil para grupos de motociclistas, desde que todos estejam com o dispositivo acionado.
“Motociclistas muitas vezes viajam em grupos. Durante viagens longas, eles podem coordenar e definir suas velocidades individualmente usando um sistema de controle de cruzeiro. No entanto, variações em motocicletas, componentes e sensores podem causar pequenas variações entre as velocidades das diferentes motocicletas do grupo“, descreve a patente.
“Essas variações podem fazer com que as distâncias entre as motocicletas do grupo mudem com o tempo. Essas mudanças exigem que os pilotos alterem suas velocidades definidas para aumentar ou diminuir suas velocidades, conforme necessário. No entanto, as variações entre as motocicletas continuam a existir, o que muitas vezes exige que os pilotos ajustem constantemente suas velocidades“, explica.
“Este problema é agravado à medida que o tamanho do grupo de pilotos aumenta, já que vários pilotos irão modificar suas configurações de velocidade durante a viagem, sem coordenação de velocidade disponível.” A solução? Faça com que todos usem um controle de cruzeiro assistido por GPS que possa garantir que eles andem exatamente na mesma velocidade.
Não é a primeira patente da Harley-Davidson que visa melhorar a segurança dos motociclistas nos próximos anos. Em 2018 foi descoberto um projeto que detalhava um sistema de frenagem autônomo de emergência. Com gráficos semelhantes, é bem possível que as duas patentes estejam relacionadas.
Sistemas de controle de cruzeiro assistido por radar parecem ser o próximo grande campo de batalha para fabricantes de motocicletas de luxo, algo que a Harley-Davidson se orgulha bastante hoje em dia. Além disso, sua clientela parece ter uma predileção especial por passeios em grupo. Logo, devemos ter novidades em breve.