A Continental é muito mais do que apenas uma fabricante de pneus, fornecendo peças para a indústria automotiva em todo o mundo. Agora, com o “eHorizon”, eles querem criar uma plataforma que se tornará indispensável para os motociclistas.
Basicamente o que eles estão fazendo é desenvolver a tecnologia “Swarm Intelligence” (ou Inteligência de Enxame) para o motociclismo. Trata-se de uma ramificação da Inteligência Artificial sobre a coordenação e o comportamento coletivo de indivíduos em grupo analisando as soluções coerentes e os padrões resultantes disso.
Parece complexo, mas o que isso quer dizer? Exemplos de sistemas estudados pela “Swarm Intelligence” são colônias de formigas e cupins, cardumes de peixes, agrupamentos de aves e rebanhos de animais terrestres. Já se perguntou como esses animais trabalham tão eficientemente em conjunto sem nenhum sistema? Pois é…
Agora, a Continental quer trazer esse princípio para a plataforma eHorizon, baseando-se no aplicativo Waze, que já é um dos maiores aplicativos de trânsito e navegação do mundo baseado em uma comunidade. Só que os austríacos querem fazer algo mais completo.
Assim, o eHorizon seria uma plataforma completa, armazenando os dados da própria motocicleta, como dados de navegação, rotas e demais informações que podem ser úteis ao motociclista na cidade ou na estrada. Mas trata-se de um sistema tão complexo que até Apple, Google e Microsoft não têm se envolvido.
“Os dados armazenados são agrupados na nuvem e disponibilizados para todos os motociclistas. Como resultado, o sistema eHorizon informa previamente os motociclistas de obstáculos ao longo do percurso, tais como zonas de construção, acidentes, condições escorregadias ou engarrafamentos. Ter esta informação pode aumentar a segurança, não só para os motociclistas, mas também para outros usuários da estrada.” (Ralf Lenninger, Chefe de Sistemas de Transporte Inteligente Continental)
A plataforma eHorizon ainda não está disponível para o grande público, mas ela poderá ser vista em funcionamento na International Consumer Electronics Show (CES), famosa feira de eletrônicos que acontece em Las Vegas (Estados Unidos) em janeiro.
Essa não é a primeira iniciativa envolvendo Inteligência Artificial com motociclismo. Em Agosto, a Kawasaki anunciou que estava trabalhando em um sistema ainda mais impressionante, onde a motocicleta se comunica com o piloto se adaptando às suas necessidades.