A Continental, fabricante alemã de pneus e peças automotivas também gosta de realizar experimentos em eletrônica. Eles desenvolveram um sistema de frenagens emergenciais exclusivo para motocicletas. A diferença é a forma de atuação, menos intrusiva na pilotagem.
O dispositivo, que se utiliza de sensores de radar de quinta geração, é diferente da maneira como a tecnologia é usada nos carros. Em quatro rodas, a assistência executa a frenagem de emergência automaticamente com a força máxima, quando uma colisão é iminente.
Já o sistema de motocicleta funciona de uma maneira muito mais sutil, projetado para ajudar o piloto, em vez de assumir o controle. Se houver risco de colisão, um sensor de radar que monitora a área à frente da moto alerta o motociclista por meio de um aviso visual, auditivo ou físico.
Em seguida, aplica-se uma pequena quantidade de pressão inicial de frenagem, ajudando-o com a operação ativa. Se não houver reação ao aviso, o freio de emergência aumenta automaticamente a pressão nos freios – desde que o motociclista tenha ambas as mãos no guidão.
“Ao contrário de carros, motociclistas estão muito expostos a fatores ambientais, como o vento, tempo e vibrações, e isso faz a pilotagem uma tarefa muito desafiadora. Como resultado, os motociclistas se encontram mais freqüentemente em situações nas quais é difícil estimar as velocidades de outros usuários da via”, disse Christian Pfeiffer, gerente de projeto da Continental.
“A assistência de travagem de emergência para motociclos é, portanto, essencialmente de natureza indicativa, chamar a atenção do motociclista para situações críticas e as tornar mais prontamente compreensíveis”, continua. “Como é o caso dos carros, o sistema também reduz a velocidade aqui. No entanto, o objetivo é iniciar um processo que o piloto possa controlar. Isso reduz o tempo de resposta, o que, por sua vez, pode reduzir consideravelmente a distância de parada“.
Esse ano, vimos um aumento significativo no interesse por sistemas eletrônicos de emergência em motocicletas. Ducati e KTM já avisaram que suas próximas motos terão radares enquanto que Bosch e Harley-Davidson também já anunciaram o desenvolvimento de sistemas parecidos.