A empresa alemã Continental acaba de divulgar seu mais novo desenvolvimento: um ABS inteligente que age nas curvas, mesmo sob inclinação. A BMW S1000XR será a primeira moto a vir equipada com o sistema em 2015.
O novo ABS da Continental monitora rolagem, aceleração lateral e ângulo de inclinação mais de 100 vezes por segundo para ajudar a manter a estabilidade na frenagem já dentro da curva.
O equipamento age diretamente na forma como o piloto freia, como melhor explica a empresa: “à medida em que o piloto se inclina para uma curva, o sistema limita ainda mais o aumento da velocidade de pressão do freio. A frenagem resultante é muito mais gradual, sensível e segura”.
“Graças à frenagem otimizada em curvas, frear uma moto fica muito mais estável e, portanto, mais previsível. O perigo de sofrer um acidente em uma curva é reduzida e segurança aumentada.” (Ronan Le Roy, chefe da Divisão de Chassis e Segurança da Continental).
Mais conhecida como marca de pneus, a Continental também vem trabalhando em ABS para motocicletas há dez anos. Contudo, esse não é o primeiro sistema em curvas. No ano passado, a Bosch já havia apresentado algo semelhante, o chamado “Motorcycle Stability Control” (MSC).