A Tyga Performance, uma empresa tailandesa de preparação pegou a lendária Honda NSR250R dando-lhe uma atualização completa, de mecânica e estética, deixando-a pronta para o motociclista do século 21. Conheça de perto esse trabalho primoroso.
Quem acompanha o Mundial de Motovelocidade há mais tempo certamente dá suspiros de saudade ao lembrar das Rothmans-Honda NSR500 e 250. As motos de 2 tempos marcaram uma época, sendo pilotadas por grandes nomes, como Wayne Gardner, Mike Doohan, Luca Cadalora e Max Biaggi.
A pequena 250, que competia na classe intermediária (hoje chamada de Moto2) chegou a ganhar uma versão para as ruas no Japão, à um custo de US$ 7.500 dólares, uma grande quantia no final dos anos 80. É essa moto que a Tyga Perfomance resolveu atualizar, dando-lhe uma mecânica e aerodinâmica modernizada, sem perder o charme da época.
A criação da nova Honda NSR250R foi motivada pelo ressurgimento no interesse pelas motos de pequena/média cilindrada, como uma alternativa mais barata, mas não menos estilosa de pilotar. Os melhores exemplos são a Kawasaki Ninja 300, Honda CB250R e Yamaha R3. Todas, porém são 4 tempos e consideravelmente mais comportadas que a NSR, de dois tempos.
“É bom ver o ressurgimento da classe 250/300cc, mas também frustrante que os únicos modelos oferecidos são os de orçamento e especificações bem abaixo do que era oferecido até 1994. Eu acho que você poderia dizer que nós meio que queremos embaraçar os fabricantes, como a Honda que vendem suas modernas motos leves como motos esportivas. Eles têm seus méritos, mas elas não se comparam com o melhor do grupo há 20 anos!” (Paul Pearmain, CEO da TYGA Performance)
A NSR250R original para as ruas já não era muito diferente das pistas, sendo bastante arisca, mas extremamente divertida de pilotar. A Tyga, no entanto resolveu deixá-la ainda mais apimentada: o motor de dois cilindros em V, inclinados à 90º teve a cilindrada aumentada para 300cc e agora está rendendo impressionantes 70 cv, quase o dobro do modelo original.
A empresa colocou na moto as tecnologias mais modernas disponíveis para motores de dois tempos, que ao contrário do que se pensa, ainda está bem vivo em outras partes do mundo. Mas não foi só no engenho que as mudanças aconteceram. Com novas partes e peças mais leves, a NSR está pesando apenas 115 kg, o que dá uma relação peso/potência excelente. Confira os detalhes técnicos abaixo.
Motor
- Motor original da NSR250R aumentado para 300cc com um kit de corridas feito pela Tyga performance
- Pistões Wiseco
- Cabeçote VHM
- Embreagem a seco com molas e platôs atualizados
- Injeção específica para motor 2 tempos, com pré-mistura 30/1
Transmissão
- Caixa de câmbio HRC
- Corrente RK
- Coroa TYGA
Sistema de exaustão
- Escapamento feito pela Tyga performance, em aço inox, carbono e kevlar
- Coletor especialmente usinado
Ignição
- Do tipo “Cartão-chave” 030, especificação de corrida, da HRC
- Velas e CDI vindos da RS250 NF5
Carburação
- Dois Keihin 38 mm, original da NSR250
- Coletores de admissão da RS250 NF5
- Borboleta de aceleração da RS250 NF5
- Entrada de ar customizada pela TYGA Performance
Refrigeração
- Radiador da NSR250 F3
- Bomba d’água da NSR250 F3
Quadro
- O quadro permaneceu inalterado
- Sub-quadro novo, mais leve fabricado pela Tyga
- Balança monobraço da HRC
- Semi-Guidões da Yamaha TZR250 3MA
- Amortecedor de direção Öhlins
Suspensão
Dianteira:
- Bengalas invertidas e reguláveis da CBR600RR
Traseira:
- Pró-link Öhlins da NSR250, modelo S46HR1C1L
Freios
Dianteira:
- Brembo M4 com pinça monobloco
- Cilindro mestre da CBR1000RR
- Discos da Honda RC45
- Cabo de freio HEL
Traseira:
- Cáliper Brembo P2 com suporte TYGA Performance
Rodas
- Dianteira: original da Honda HRC RS250 em magnésio (17 X3.5)
- Rear: fabricada pela Marchesini (17 X 5.5)
Pneus
- Dianteira: Pirelli Diablo Super Corsa 120/70 ZR17
- Traseira: Pirelli Diablo Super Corsa 160/60/ZR17
Carenagem
- Feito pela TYGA Performance em carbono e Kevlar
- Iluminação completamente por leds, da Tyga Performance