O novo painel da BMW R1200GS Adventure, cuja linha 2018 foi apresentada na semana passada é muito mais do que um simples display digital. Trata-se de uma verdadeira central de informações, que merece uma matéria só para falarmos disso.
As funções da tela em TFT de 6,5 polegadas foram esmiuçadas pelos britânicos do Motorcycle News. Disponibilizada como opcional, o novo painel substitui os antigos mostradores analógicos na R1200GS e R1200GS Adventure.
A tela inicial padrão informa, como não poderia deixar de ser, o usual, como velocidade, rotações, nível de combustível, hodômetros, etc. Caso você esteja preocupado com a dificuldade de leitura em dias muito claros, a superfície foi projetada para oferecer baixos reflexos nessas circunstâncias.
A tela pode ser conectada a seu smartphone via bluetooth, o que amplia ainda mais as possibilidades. Quando você recebe a chamada de um amigo, o número e seu nome ocupam a seção central do display. E se você possuir o sistema de comunicação da BMW no capacete poderá realizar as chamadas em movimento e sem tirar as mãos do guidão.
Graças à sua localização pelo GPS, o velocímetro informa também a velocidade máxima permitida na via onde está trafegando. O que já é bastante completo fica ainda mais quando você aciona o “multi-controller wheel”, ou seja, os submenus controlados através de botões “sobe” e “desce” nos punhos da motocicleta.
Em vez de simplesmente mudar uma pequena seção da tela inicial, a BMW decidiu dedicar todo o painel à função solicitada. Segundo a marca alemã, deixar o foco da exibição exclusivamente na tarefa solicitada é mais rápido e fácil para o piloto ler e fazer sua escolha.
Então, quando você quer ver a pressão dos pneus, toda a tela é ocupada com essa função. Quando quiser ver que música está tocando ou detalhes da rota no GPS acontece a mesma coisa. Enquanto isso, as informações básicas, como velocidade, autonomia e modo de pilotagem continuam a serem mostradas na parte superior da tela.
Todas essas informações também são agrupadas em conjuntos, como telefone, mídia, configurações, navegação e meu veículo. O painel ainda é capaz de memorizar suas decisões, para minimizar o número de cliques que você terá de fazer para retornar à uma tela específica. Tudo isso foi pensado de modo que o proprietário fique rapidamente acostumado e não precise tirar os olhos da estrada ao passar as funções.
Por fim, o display ainda permite que o GPS possa ser operado através dela. Embora a BMW não tenha desistido de seu sistema de navegação autônomo tradicional, o novo painel pode ser vinculado a um sistema do smatphone ou do BMW’s Motorrad Connected App. Embora não seja tão completo, essa opção é suficiente para levá-lo ao local escolhido em viagens curtas.
Curiosamente, apesar dessa infinidade de opções, muitas delas só podem ser utilizadas enquanto a bateria do seu smartphone estiver ativa. A BMW não incluiu uma entrada USB de série, apenas como opcional. Para ter um pequeno vislumbre de como o painel funciona, dê uma olhada no vídeo abaixo (funciona melhor em Internet Explorer).