Comprovando seu plano de expansão global, a MV Agusta trouxe modelos novos para o Salão de Milão (EICMA) na Itália. Dois deles são da categoria supermotard, algo inédito na marca de Varese. Conheça a Turismo Veloce 800 e Stradale 800.
Revelada pelo Notícias Motociclísticas no começo do mês, a Turismo Veloce 800 é alta e curtinha. Ela utiliza o mesmo motor tricilíndrico de 798 cm³ da esportiva F3, que está sendo usado para equipar uma grande gama de modelos. Entretanto, caráter dessa moto é diferente.
Pensada para longas e velozes viagens por rodovias bem pavimentadas, a Turismo Veloce 800 desenvolve em torno dos 110 cv de potência, bem menos que os 148 cv da F3, porém com um remapeamento eletrônico para um pico de torque em baixos e médios regimes.
E na eletrônica, a Turismo Veloce capricha. A moto vem com o chamado CIVM 2.0 (Motor & Vehicle Integrated Control System) uma central eletrônica que controla todos os parâmetros pelo painel com tela de cinco polegadas. Ou seja, ela pode ser dócil como um gatinho ou nervosa como um leopardo. Basta ajustá-la.
Para isso são quatro opções de mapas no motor: Touring e Rain (com potência reduzida à 90 cv), Sport e Custom, onde você personaliza do jeito que quer. Os parâmetros que podem ser customizados são: torque do motor, arco distribuição de torque (dois níveis), limitador (mais ou menos abrupto), sensibilidade do acelerador (três níveis), freio motor (dois níveis) e resposta do motor (dois níveis).
Há também controle de tração com 8 níveis (e que pode ser desligado) e quick shifter. Quer dizer, a Turismo Veloce pode se transformar numa fera, deixando muita esportiva para trás na estrada. Há, ainda, uma versão mais completa, chamada Turismo Veloce Lusso, que contém suspensão eletrônica ativa.
Stradale 800
Na Europa, modelos de características semelhantes, da mesma marca podem conviver pacificamente, sem que uma roube as vendas da outra. Por isso, a MV Agusta desenvolveu a Stradale 800, conceitualmente muito parecida com a Turismo Veloce, porém de aparência mais agressiva.
Mais comprida e angulosa, a Stradale 800 é um show visual, praticamente uma Brutale para longas viagens, com bauleto e alforjes. O motor também é o mesmo da F3, aqui ajustado para render 115 cv à 11,000 rpm, com 57.89 Nm de torque a 9.000 rpm. O quadro de treliça de aço, porém, foi feito especificamente para a moto, com 1460 mm de distância entre eixos, e uma altura do assento de 870 milímetros para o solo.
As bengalas dianteiras são invertidas e reguláveis, da marca de grife Marzocchi. A balança traseira é monobraço, deixando à mostra a belíssima roda traseira. Na parte eletrônica, o Motor & Vehicle Integrated Control System também está presente, funcionando em conjunto com o acelerador ride by wire, entregando quatro mapas de motor: sport, normal, rain e custom.
A Stradale, naturalmente também conta com controle de tração e ABS que é o Bosch 9 Plus, garantindo frenagens seguras e progressivas. Quick Shifter e controle de largada também são de série.