A Yamaha Austria Racing Team (mais conhecida como YART) que compete no Mundial de Endurance (EWC) acaba de apresentar uma YZF-R1m especialmente preparada, que está a venda para quem puder pagar.
Àqueles familiarizados com o Mundial de Endurance com certeza conhecem a YART, a única equipe (além da GMT94) a competir com apoio oficial da Yamaha no campeonato. Além de serem um dos principais times de resistência do mundo, os austríacos também são conhecidos como renomados preparadores, principalmente na Europa.
Agora, eles estão lançando a “YART YZF-R1 M Trackday Carbono Edition”, uma Yamaha R1m com componentes exclusivos e de alta especificação. Começando pelos freios, os discos Brembo Supersport de espessura mais grossa (5,5 mm) são mordidos por pinças radiais 19RCS.
O escapamento original dá lugar a um sistema completo da Akrapovic modelo Evolution, que aumenta a potência em cerca de 7 cv, ao mesmo tempo em que reduz o peso em quase 6 kg. A refrigeração do óleo foi melhorada com um novo radiador YEC, assim como a aerodinâmica, com uma nova carenagem em fibra de carbono.
O nobre material também é encontrado nas rodas Rotobox, no para-lama dianteiro e na caixa do filtro de ar. Em termos de ciclística, a YART optou por retirar o sistema de suspensão semi-ativa (muito limitado para o uso em competição) colocando novas molas internas da Kayaba, específicas para o peso do piloto. Por fora, as bengalas ainda são Öhlins FGK235, assim como o amortecedor traseiro, TTX YA416, de competição.
Como não poderia deixar de ser, a equipe também mexeu bastante no motor de quatro cilindros, colocando um novo virabrequim da YEC, novas molas de válvulas, uma centralina eletrônica mais avançada e uma nova fiação elétrica. O preço não foi revelado, mas gira em torno dos 40 mil euros.