A Yamaha revelou hoje (25) no Salão de Tóquio a MXT 850 “Niken”, uma radical motocicleta de três rodas, que utiliza a mesma plataforma da conhecida MT-09. O melhor de tudo é que não se trata de um protótipo e sim um modelo de produção que disponibilizado para venda em 2018.
Aos leitores mais assíduos do Notícias Motociclísticas, a visão da Yamaha Niken pode causar uma estranha sensação de “Déjà Vu”. Um conceito já havia sido apresentado no Salão de Tóquio de 2015, com o nome de MWT-9. Na ocasião, a resposta do público foi tão positiva que a marca dos diapasões resolveu dar continuidade ao projeto.
De acordo com o presidente da Yamaha, Hiroyuki Yanagi, o nome surgiu da junção das palavras japonesas “Ni” (dois) e “Ken” (espada). Isso faz alusão ao duplo conjunto de rodas na dianteira e o conceito completa-se quando assistimos ao vídeo teaser que a marca revelou na semana passada.
A Yamaha, no entanto, foi um tanto evasiva ao comentar sobre a engenharia da suspensão dupla. Eles limitou-se a dizer que a Niken utiliza a “tecnologia LMW”, que reduz os efeitos das mudanças de direção, proporcionando uma pilotagem segura e com excepcional estabilidade. As rodas dianteiras possuem 15 polegadas.
O motor, com era de se esperar, é o mesmo da MT-09, um três cilindros em linha com duplo comando e 12 válvulas, capaz de produzir 115 cv 10.000 rpm, com um torque de 8,9 kgf.m à 8.500 rotações. Entretanto, não foi falado se a Niken terá alguma alteração. Maiores informações serão divulgadas no Salão de Milão, dentro de duas semanas.
Chassi, painel e estilo geral, contudo, são semelhantes a uma MT-09 convencional, embora a MXT 850 seja nitidamente maior: a motocicleta possui 2150mm de comprimento, 885mm de largura e 1250 de altura. Também não foram falados os preços e disponibilidade, exceto que estará nas concessionárias em 2018.