Dando prosseguimento ao projeto “Yard Build”, a Yamaha da Europa apresentou em Londres, durante o final de semana mais uma XJR1300 customizada, chamada de “Dissident”. Na mesma ocasião, uma XV950 modificada também foi exposta.
O projeto Yard Built (construção de garagem) é uma série na qual alguns modelos são entregues à empresas de customização independentes, mas escolhidas pela própria Yamaha. Algumas criações já foram publicadas aqui, como uma V-Max e outra XJR1300, chamada de “Skullmonkee“.
A “Dissident”, no entanto, tem um “look” completamente diferente. A customização ficou à cargo da empresa portuguesa roCKs!bikes. Tal qual acontece com todas as motos Yard Build, a missão consistia em modificar a máquina sem cortar ou soldar, mostrando como apenas à base do “plug and play” pode-se transformar uma XJR1300.
Sem alterar a estrutura, a moto apresenta tanque e rabeta ligados no estilo Cafe Racer, formando um conjunto único. As suspensões são Öhlins, sendo os amortecedores traseiros à gás. As rodas são de 17 polegadas com pneus Pirelli Angel GT Sport Touring. O assento é de couro feito à mão. A pintura remete às cores clássicas da Yamaha, dos anos 70.
Ao lado da “Dissident”, estava exposta uma XV950, chamada de “Playa del Rey”. A custom da marca dos diapasões ganhou uma customização em marrom e dourado, e com um aspecto “anos 20”, homenageando os motociclistas aventureiros do começo do século 20. Infelizmente, nenhum desses modelos está à venda.