Se você é do tipo que gosta de exclusividade, a Vyrus 986 M2 é a sua motocicleta. O protótipo criado para participar da categoria Moto2 do Mundial de Motovelocidade finalmente parece ter chegado à sua versão definitiva e está disponível para as ruas.
Apresentada no Salão de Verona na Itália em 2011, a Vyrus possui o mesmo motor tetracilíndrico da Honda CBR600RR, que ainda é via de regra na Moto2. Todo o resto, no entanto, é completamente diferente do que você está habituado a ver nas ruas.
O chassi, por exemplo, utiliza um complexo esquema de armação chamado de “Double Inverted Omega Design”, que torna a dianteira independente da traseira. A suspensão, como não poderia deixar de ser, é feito através do “Hub Center Steering”, já bastante explicado nessa matéria.
Essa estrutura, que parece abraçar o motor de 125cv é responsável, de acordo com a marca, por uma aderência de competição nas curvas, sem similares entre as motos de produção. O peso do conjunto é de apenas 145 quilos, uma pluma perto de uma 600cc de rua convencional, que pesa em torno de 200, senão mais.
Ao contrário do que normalmente é feito, a versão de competição é mais “barata”: custa cerca de 37.940 euros ter uma Vyrus de corrida, mas se você quiser rodar com ela pelas ruas terá que de desembolsar outros 27.930 adquirindo um kit com suporte de placa, piscas e outros detalhes.
O escapamento, por exemplo, é diferente nas duas versões. Enquanto a de corrida possui um esquema embutido no para-lama traseiro, a de rua vem com uma ponteira dupla convencional, da marca HP Corse. Ou seja, o preço total da exclusividade é nada menos do que 65.870 euros, quase R$ 220 mil reais, sem frete e impostos. Vai encarar?