Uma das novidades mais interessantes apresentadas pela Ducati hoje (23) em sua World Premiere foi a novíssima Panigale V2. Trata-se da antiga 959 Panigale, que mudou de nome para ficar mais parecida com suas irmãs V4, além de receber diversas novidades.
O modelo já havia sido flagrado em testes nos últimos meses e tem como principal destaque uma nova balança traseira monobraço, que substitui a anterior convencional. O motor de V-Twin de 955 cm³ rende cerca de 155 cv a 10.750 rpm e 10,50 kgf.m de torque a 9.000 giros. Com apenas 153 kg de peso a seco é bastante impressionante.
O design foi igualmente revisto e ficou praticamente idêntico a Panigale V4, principalmente no conjunto óptico dianteiro. A principal diferença está na ponteira de escapamento, que é redonda e mais simples no modelo V2, além das reentrâncias da carenagem próxima ao chassi.
A nova motocicleta possui garfos Showa Big Piston na dianteira e um amortecedor Sachs totalmente ajustável na traseira, além de um amortecedor de direção. A frenagem é fornecida pela Brembo, com pinças monobloco M4.32 mordendo discos de 320 mm. O ABS em curvas EVO é controlado por uma centralina eletrônica de 6 eixos inerciais.
Embora não possua suspensão eletrônica (um dos diferenciais da Panigale V4), a Panigale V2 é equipada com um pacote eletrônico de primeira. Através de um painel digital em TFT, o piloto tem controle de tração (aprimorado e calibrado para melhor intervenção), modos de pilotagem, wheelie control, quickshifter e controle de freio-motor.
A Ducati diz que a Panigale V2 foi projetada para ser mais acessível para o motociclista regular, já que motos como a Panigale V4 ultrapassam os limites do que meros mortais podem fazer. A motocicleta será vendida no mercado europeu por cerca de € 18.000 (R$ 81.000), praticamente o mesmo que a nova Kawasaki Z H2.