Lembram-se da Hesketh, aquela equipe de Fórmula 1 dos anos 70 que ressurgiu, nos últimos anos, como fabricante de motos? Em 2016 eles lançaram um novo modelo, o Sonnet.
A motocicleta, no entanto, nada mais é do que uma versão standard da Hesketh 24, o primeiro modelo apresentado em 2014 e limitado a apenas vinte e quatro unidades. O preço anunciado foi de 25.000 libras (mais de 100 mil reais, sem impostos) e estará disponível em meados de 2017.
Isso significa que a Sonnet possui o mesmo motor V-Twin de 2.163 cm³ da Triumph Rocket III e que também equipa a 24. É capaz de render 145 cavalos de potência a 6.000 rpm e uma verdadeira usina de torque: de 21,41 kgf;m, a apenas 3.000 rotações por minuto.
O alto preço da Sonnet é justificado pelos componentes de grife que possui, como os discos de freios de 320 mm, mordidos por pinças Brembo. As suspensões são K-Tech totalmente ajustáveis. As rodas BST de 17 polegadas, (montadas em pneus Avon 3D Ultra Sport), são de fibra de carbono, assim como a carroceria no estilo Café Racer.
O chassi, no entanto, é convencional, de berço duplo de aço, o que certamente contribuiu para elevar o alto peso de 235 quilos a seco. Ainda assim, a Sonnet é capaz de te impulsionar a mais de 230 km/h com facilidade. Contudo, o grande destaque das Hesketh são a aura de exclusividade e o fato de possuírem o mesmo DNA de uma das equipes mais legais da história da F1.
Ficha Técnica
Motor: V-Twin, 2.100 cm³, refrigerado a ar, 2 válvulas por cilindro
Diâmetro x curso: 105 mm x 110 mm
Taxa de compressão: 9:75:1
Sistema de Combustível: Injecção Electrônica Closed Loop
Ignição: Digital
Partida: Elétrica
Potência: 145 cv à 6.000 rpm. Torque de 21,41 kgf.m a 3.000 rpm
Transmissão: seis marchas
Embreagem: com a ativação hidráulica
Quadro: berço duplo em tubos de Chromo-molibdênio
Braço oscilante: de alumínio
Cáster: 25º
Trail: 96 milímetros
Roda dianteira: 17 polegadas de fibra de carbono
Roda traseira: 17 polegadas de fibra de carbono
Pneu dianteiro: 120/70/ZR17
Pneu traseiro: 190/70/ZR17
Suspensão Dianteira: K-Tech
Suspensão traseira: K-Tech Bullit Springless
Freio dianteiro: Brembo Monobloco radiais
Freio traseiro: Brembo Monobloco
Tanque de combustível: 13 litros
Peso seco: 235 kg
Altura do Assento: 762 milímetros
Distância entre-eixos: 1549,4 milímetros