Já está tudo pronto na Yamaha para a 41º edição do Rali Dakar, que em 2019 será disputado exclusivamente no Peru. A marca dos diapasões chega à América do Sul entusiasmada pelo sucesso do lançamento da Ténéré 700.
Apresentada no Salão de Milão em novembro, a Ténéré 700 é uma versão trilheira da MT-07 totalmente inspirada na WR450F Rally, protótipo que a Yamaha utiliza no Rali Dakar. Tanto é que o modelo realizou uma turnê mundial ao longo de 2018 sendo testada pelos principais pilotos da marca.
O principal deles é o francês Adrien Van Beveren. O piloto de 27 anos tem impressionado pela velocidade nas últimas edições do Rali Dakar e chegou a ganhar algumas etapas. Agora, no entanto, ele quer lutar pela vitória com os pilotos da KTM e Honda.
“Não poderia estar mais feliz com a forma como as coisas funcionaram nos últimos meses. Tive algumas semanas de treino e sinto que dei um grande passo para o Dakar 2019″, garante Van Beveren. “A organização anunciou que 90% das etapas serão de dunas. Eu adoro competir em areia, por isso sinto-me muito confortável com este rali. Como a prova é mais curta e mais intensa que no passado, acredito que o nível de competição será bastante alto. Essas condições são as ideais para o meu estilo e mal posso esperar para começar a prova em Lima”.
Além de Van Beveren, a Yamaha também contará com os serviços do francês Xavier de Soultrait (também já vencedor de algumas etapas), do australiano Rodney Faggotter e do italiano Franco Caimi, todos já presentes na equipe em 2018 e que ajudaram no desenvolvimento da Ténéré 700.
A WR450F Rally foi aperfeiçoada para 2019, contando agora com um braço oscilante 2 cm mais longo para garantir uma maior estabilidade em alta velocidade. O off-set também foi deslocado em 25mm permitindo que os tanques extras de combustível fiquem em uma posição que permitam o movimento livre e fácil do piloto.
Para garantir a autonomia de combustível nos estágios mais longos, os novos tanques de plástico contêm 33 litros de combustível. Priorizando a otimização de peso em todas as partes da moto, o resultado final foi um peso seco total de apenas 142 kg. O diretor geral da equipe é Jordi Arcarons, outro nome lendário do Rali Dakar. O evento começa em 6 de janeiro.