Assim como a KTM, a Honda também está com sua equipe pronta para enfrentar a 41º edição do Rali Dakar, que será disputado exclusivamente no Peru em janeiro. A marca japonesa terá cinco pilotos oficiais.
São eles, Kevin Benavides, Paulo Gonçalves, Joan Barreda, Ricky Brabec e José Ignacio Cornejo, a única novidade da Honda para 2019. Todos os demais já participavam da equipe nos anos anteriores, chegando bem perto do título, inclusive.
Chileno, Cornejo teve a oportunidade de disputar o Dakar 2018 no último instante, graças à lesão que deixou Gonçalves de fora. Sua rápida adaptação rendeu-lhe um 10º lugar na classificação geral e a efetivação da Honda de 2019 até 2021.
“Estou muito feliz por fazer parte da equipe, uma das mais importantes no mundo das corridas de rally“, disse Cornejo. “Nos últimos anos, eles foram os que incorporaram mais tecnologia nas motocicletas e isso é realmente importante. Nós temos uma moto incrível. O time é muito profissional e se preocupa muito com todos os pequenos detalhes, o que significa que podemos obter melhores resultados“, acredita.
Desde que voltou a competir oficialmente no Rali Dakar em 2013, a Honda vem aperfeiçoando sua motocicleta, a CRF 450 Rally. O mesmo foi feito agora, uma evolução dos modelos de 2017 e 2016, que dá ao português Gonçalves grandes esperanças.
“Nós trabalhamos duro durante o ano para aumentar um dos aspectos mais importantes do Dakar, que é a durabilidade e estamos muito satisfeitos com o resultado“, contou Gonçalves. “Nossa moto de rali também recebeu um upgrade das suspensões e do motor, o que melhora muito o desempenho. Houve pequenas melhorias em diferentes pontos que nos permitem ser mais confortáveis, ir mais rápido na pista e também ser mais seguro. A HRC trabalhou duro ao longo do ano para entregar uma bicicleta capaz de lutar pela vitória em cada etapa“, concluiu o português.
A apresentação aconteceu ainda no dia 6 de novembro durante o Salão de Milão, na Itália, com a presença do presidente da HRC, Yoshishige Nomura e Noriaki Abe, chefe da Honda Motors. A expectativa de vitória é grande, o que não acontece desde 1989 com o francês Gilles Lalay. Sua grande rival é a KTM, que vence ininterruptamente desde 2001.