Você se lembra do projeto “Yard Bild” da Yamaha, que proporcionava artesãos manuais a criarem versões customizadas dos modelos da marca? A última novidade é a “Big Bad Wolf”, uma XJR 1300 tão sinistra que, segundo a propaganda, poderia ser de um lobisomem. Confira!
A premissa principal deste projeto é que você não pode cortar ou soldar qualquer coisa na motocicleta original. Tudo deve ser modular e manter a possibilidade de transformá-la em um kit futuro. Com a colaboração de Mauro Abbadini, da Classic Co, o objetivo da El Solitario (uma grife de roupas responsável pelo projeto) foi dar à “Big Bad Wolf” a cara de “mau” que ela precisava.
A moto também ganhou uma envenenada básica. Com coletores de admissão maiores e nova forma para a câmara de combustão, a taxa de compressão aumentou dos 9,7: 1 do motor original para 10,7: 1. Isso forçou à um reequilíbrio do virabrequim, sendo necessário passar a utilizar parafusos de titânio para se adequar à maior potência. A injeção eletrônica foi substituída por quatro carburadores Lectron de 42 mm. A ignição foi fornecida pela Dynatek. Com todas estas melhorias a potência passou para 148 cv na roda traseira.
A rabeta é fabricada em fibra de carbono assim como as rodas, feitas na Inglaterra pela Dymag. Manetes e pinças de freio (de seis e quatro pistões mordendo discos dianteiros e traseiro, respectivamente) vieram da ISR. As bengalas dianteiras (invertidas) são K-Tech e os amortecedores traseiros (bichoque), Novatech.
Com um novo escapamento cedido pela Asahina Racing, o vozeirão dos quatro cilindros da XJR 1300 ganhou um estímulo extra. Entretanto, a parte mais impressionante da “Big Bad Wolf” sem dúvida é o radiador de óleo, que fica bem na frente, junto com os faróis. A peça foi feita pela Taleo Racing, um dos fornecedores de radiadores da MotoGP.
A moto foi apresentada na feira Glemsek 101 da Alemanha em setembro. A Yamaha caprichou na publicidade, dando à Big Bad Wolf um videoclipe impressionante que você pode conferir abaixo e irá entender perfeitamente porque dissemos que essa poderia ser a motocicleta de um lobisomem.
Galeria de Fotos