Como todos sabem, na China nada se cria, tudo se copia. A marca Colove Motorcycles levou esse lema ao máximo ao apresentar a 400X, uma cópia praticamente idêntica da BMW G310GS.
Apresentada em julho passado, a Adventure “xingling” é impulsionada por um motor maior que o original, um bicilíndrico de 378 cm³, ao passo que o propulsor da GS é um monocilíndrico de 313 cm³. A potência final, no entanto é praticamente a mesma, 35 cv. Já o torque é ligeiramente maior: 3,56 kgf.m contra 2,90 kgf.m.
As semelhanças continuam no quadro do tipo Diamond de aço e na suspensão, que conta com bengalas invertidas de 41mm na dianteira e um mono-amortecedor na traseira. As rodas também são de mesmo diâmetro, 19 e 17 polegadas, assim como os discos de freio, de 296 mm e 240mm respectivamente.
Um dos truques chineses para impressionar com suas motos é fazer os modelos maiores do que realmente são. E embora a 400X seja similar à G310GS, seu comprimento, largura e altura são maiores do que a F850GS. É claro que ela é mais leve (172 kg sem malas) e e tem uma altura de assento mais baixa, 790 mm.
Para completar o pacote, o design é completamente copiado das motos alemãs. Veja, por exemplo, o detalhe das aletas de radiador laterais. Até as opções de cores são as mesmas. O generoso tanque de combustível de 20 litros, no entanto, é maior que todas as duas BMW mencionadas nesta história.
E quanto custa? A 400X está sendo vendida por 29.800 Yuans, o equivalente hoje (14) a R$ 18.476,00. A BMW G310GS encontra-se tabelada no Brasil a partir de R$ 23.900,00 à vista. Parece uma boa pedida, certo? Mas não há planos de chegada da colove no país. E quem teve uma moto chinesa sabe que a carruagem vira abóbora em pouquíssimo tempo.