Se você nunca antes havia ouvido falar na marca Chak, com certeza não esquecerá a partir de agora. A montadora de motocicletas russa apresentou em 2014, a Molot, uma superbike que pretende revolucionar a segurança sobre duas rodas.
A Chak Molot (do russo Молот, algo como “martelo”) é uma super-esportiva baseada na Honda CBR1000RR Fireblade. Até aí, nada demais. O que diferencia essa motocicleta das outras é sua revolucionária parte eletrônica.
Ela possui uma espécie de radar interno, aqui chamado de Predictive Emergency Braking System (PEBS) que identifica uma situação de perigo iminente (como obstáculos muito próximos) e aciona os freios sozinha. Sem interferência do piloto.
Você pode pensar: “isso também pode ser perigoso”. Por isso, a Molot também vem equipada com freios ABS de última geração. Não basta? A Chak também bolou um sistema para evitar quedas, que, a partir do grau de inclinação e de uma eventual saída de frente em uma curva, modula o acelerador e manda uma vibração aos punhos do piloto, para alertá-lo. Esse recurso, no entanto, pode ser desativado.
Tudo isso é possível graças a quatro sensores, dois na frente e dois nos pontos cegos, atrás. Há também câmeras na dianteira e traseira que ficam gravando o tempo inteiro (inclusive com a moto desligada na garagem!). Todos os dados vão para uma caixa preta, resistente a calor e água, igualzinho à de um Boeing. A fim de carregar o celular enquanto viaja? Na Molot é possível, graças a uma entrada USB na rabeta.
Totalmente feita à mão, a Molot foi inteiramente aperfeiçoada em relação à Fireblade. Praticamente todas suas peças são de alumínio e fibra de carbono para garantir maior leveza. O piloto se encaixa em uma nova posição de pilotagem mais protegido do vento. Todas as suas luzes (setas e faróis) são de leds. Não há uma única lâmpada convencional.
Todo o projeto foi idealizado por Igor Chak, um russo de 29 anos que se mudou com a família para Tóquio, Japão aos cinco anos de idade. No país do sol nascente se apaixonou pelo metodismo e pela tecnologia oriental, se tornando, mais tarde, um desenhista industrial em Seattle, Estados Unidos. De volta à Rússia, criou a Chak Motors em São Petersburgo. Ele pretende colocar a Molot à venda em 2015.