Conforme já esperávamos, a Yamaha Motor da Amazônia Ltda está convocando os proprietários de MT-09 e MT-09 Tracer, modelos 2015 a 2017, a comparecerem às concessionárias da marca para uma campanha de Recall.
A razão para a campanha é a substituição gratuita dos suportes do guidão que, de acordo com pesquisas feitas nos Estados Unidos pela Agencia de Segurança do Trânsito (NHTSA), não possuem a rigidez necessária.
Caso seja aplicada frequente força excessiva sobre o guidão poderá ocorrer o desgaste da pintura da base dos suportes e, em situações extremas, o desprendimento do prisioneiro em decorrência da vibração do motor, permitindo o deslocamento do guidão da posição original.
A Yamaha do Brasil salienta que não se tem conhecimento da ocorrência de acidentes no Brasil. De qualquer forma, o Recall envolve os modelos MT-09 fabricados entre 2015 e 2017 e sua irmã estradeira, MT-09 Tracer, fabricada entre 2016 e 2017. A relação dos chassis está acima. O tempo médio de atendimento é de 30 minutos.
As suspeitas de que a Yamaha poderia fazer um Recall da linha MT-09 (que no exterior inclui a retrô XSR900) começaram ainda no final de março. Pouco tempo depois, a marca dos diapasões, ao lado da NTHSA confirmaram a campanha, que já está aconteceu na América do Norte.